Por Danielly Fernandes
Com a proximidade da disputa pelo comando da Prefeitura de Salvador, a quantidade de possíveis candidatos foi afunilando. Enquanto nomes como o do deputado estadual Robinson Almeida (PT) e do ex-ministro João Roma (PL) foram deixando de figurar na lista de pré-candidatos, outras pré-candidaturas foram ganhando força.
O atual prefeito, Bruno Reis (União Brasil) e o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), despontam como os principais pré-candidatos. Também chegaram a ensaiar uma possível candidatura e desistiram a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e o deputado federal Sargento Isidório (Avante).
Confira:
Bruno Reis (União Brasil)
Atual prefeito da capital baiana, Bruno Reis, 46 anos, é natural de Petrolina (PE). Graduado em Direito, Reis iniciou sua trajetória política como assessor na Câmara Municipal de Salvador no final dos anos 1990, quando conheceu seu padrinho na política, ACM Neto. Foi vice-presidente do PFL Jovem na Bahia e integrou a equipe política de ACM Neto durante o primeiro mandato de Neto na Câmara dos Deputados. Em 2010, filiado ao PRP, conseguiu se eleger como deputado federal pela Bahia e ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos. Filiado ao Democratas, foi vice-prefeito de Salvador na gestão de Neto.
Eslane Paixão (UP)
Eslane Paixão foi indicada pelo partido Unidade Popular (UP) como pré-candidata à Prefeitura de Salvador em março de 2024. Com 29 anos, é presidente estadual do partido e milita no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). A pré-candidata a vice-prefeita será Giovana Ferreira, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário.
Geraldo Júnior (MDB)
Geraldo Júnior, 54 anos, é advogado e atual vice-governador da Bahia. Natural de Salvador, é formado em Direito e pós-graduado em Processo Civil. Antes de ingressar na política, trilhou carreira na advocacia privada. Entre 1993 e 2000, foi coordenador jurídico da Companhia Municipal de Abastecimento (Comasa). Disputou sua primeira eleição em 2008, quando foi candidato a vereador da capital baiana, mas não obteve votos suficientes. Em 2012, conseguiu se eleger e ficou no cargo por três mandatos consecutivos. Júnior foi presidente da Câmara Municipal e secretário de Trabalho e Esporte na segunda gestão de ACM Neto.
Kleber Rosa (PSOL)
Fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, 49 anos, é investigador da Polícia Civil. Nascido em Salvador, Rosa é cientista social formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab). Em 2022, concorreu pela primeira vez a uma disputa eleitoral como candidato a governador da Bahia, mas não obteve sucesso.
Victor Marinho (PSTU)
Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Victor Marinho foi indicado como pré-candidato à Prefeitura de Salvador pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) em maio de 2024. É pesquisador no Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (Lemarx —Faced/UFBA) e é membro do Coletivo Rebeldia – Juventude da Revolução Socialista, com atuação no movimento estudantil. O nome do candidato a vice-prefeito não foi definido.
Imagem: Reprodução/Instagram