Estrutura é uma novidade na rede e outros bairros também serão contemplados; confira
Os moradores do Nordeste de Amaralina acordaram com um burburinho correndo as ruas, nesta segunda-feira (19). O bairro recebeu uma nova escola municipal, e a principal novidade é que a estrutura tem uma piscina semiolímpica. O número de vagas quadruplicou e a instituição vai oferecer ensino em tempo integral. As salas são climatizadas e os banheiros estão adaptados ao ensino infantil. O prédio também tem elevador. Outros quatro bairros serão contemplados com escola com piscina.
A aula inaugural estava marcada para 9h, mas muito antes disso, pais e estudantes já estavam percorrendo os corredores e visitando as salas. O antigo prédio onde funcionava a Escola Municipal Professora Anita Barbuda, na Rua São Policarpo, foi demolido e no local foi construída a nova estrutura. O antigo estacionamento foi o local escolhido para abrigar a piscina. São 7,5 metros de largura por 25 metros de extensão, e a profundidade é de 1,40 metro.
As crianças estavam empolgadas e muitas sequer conheciam uma piscina. A dona de casa e técnica em administração Ana Rita Guerra. 38 anos, contou que a filha dela, uma menina de 10 anos, não fala de outra coisa nos últimos dias. Desde que soube que a nova escola teria aulas de natação, a criança estava contando os dias para voltar a estudar.
“Amei a escola. Tenho certeza de que ela vai fazer a diferença no nosso bairro. Agora, espero que todos possam conservar, porque é uma escola de primeira qualidade, com acessibilidade. E a piscina, você viu? É um sonho. Minha filha está muito ansiosa. Ela ia tomar aula de natação no Beco da Cultura, mas não vai mais, ela vai fazer as aulas na própria escola”, contou a mãe.
São 480 vagas disponíveis para estudantes em tempo integral, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, o que representa uma ampliação de mais de 400% no número de vagas em comparação à estrutura anterior. Essa foi a 21ª escola entregue pela atual gestão, desde 2021. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) fez a inauguração oficial e destacou a infraestrutura do novo prédio.
“A escola tem 14 salas de aula climatizadas, salas para atender crianças com necessidades especiais de ensino, salas multiuso, parquinho infantil, brinquedoteca, áreas de recreio, refeitório com mobiliário novo. Aqui, as crianças poderão participar de atividades de arte, de música, de danças, porque ela também tem um auditório. Poderão praticar futebol, basquete, vôlei e outros esportes na quadra poliesportiva coberta. Além, é claro, da natação nesta belíssima piscina semiolímpica”, afirmou.
A nova Anita Barbuda tem área construída de 2,3 mil metros quadrados. O prédio conta também com acessibilidade completa, geração de energia solar e reutilização de água pluvial. O investimento foi de R$ 11 milhões. O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, destacou a importância da infraestrutura das escolas no processo de aprendizagem.
“Estamos em uma comunidade que tem indicadores socioeconômicos que mostram bastante vulnerabilidade, então, a criança se sente melhor aqui do que em casa. A vontade da criança de estar na escola determina o sucesso do ponto de vista do aprendizado. Ela passa mais tempo na escola, sendo motivada, o que vai repercutir no seu presente e no seu futuro”, explicou.
O pequeno Davi Silva, 7 anos, contou que está empolgado para as aulas. “A escola ficou muito bonita. As salas são grandes e têm ar condicionado. Eu gostei muito do parquinho e da piscina também. Vou aprender a nadar na escola”, contou.
A meta da prefeitura é entregar mais 31 escolas até o final do ano. Os novos prédios já têm climatização, e os antigos estão passando por reforma para receber os aparelhos. A construção dos equipamentos depende do tamanho do terreno. As próximas unidades com piscina serão construídas em Paripe, Calafate e Sussurana.