Em nota divulgada hoje, (20) o Núcleo Popular (NP), maior agrupamento dos movimentos sociais do PT, anunciou, alegando a mais completa falta de entendimento com a direção municipal do partido e a dificuldade de ter suas pautas incorporadas por Geraldo Jr. (MDB), que está rompendo com o projeto eleitoral do candidato apoiado pelo governo estadual para abraçar a candidatura adversária de Kleber Rosa, do PSOL.
Esta é a segunda corrente petista de expressão em Salvador a tomar o mesmo rumo, consolidando um clima de verdadeira debandada na campanha de Geraldo Jr. que já vinha sendo ensaiado nos bastidores – a primeira foi a Articulação de Esquerda, que apontou a completa falta de identidade entre o projeto da corrente e o candidato escolhido pelo comando geral do PT para apoiar em Salvador.
Intitulado “O caminho é pela esquerda”, uma clara referência ao perfil marcadamente esquerdista de Kleber Rosa, que emergiu inicialmente no PT, um contraponto ao histórico de centro-direita de Geraldo, o documento do NP faz questão de preservar a figura da candidata a vice-prefeita, a petista Fabya Reis, tratada como uma mulher guerreira e representante do Movimento Sem Terra, que, no entanto, não conseguiu atenuar as dificuldades na relação entre a campanha do emedebista e a militância.
“Fabya, Mulher, guerreira, representante de um dos maiores movimentos de lutas sociais de nosso país que é o MST, aqui tem todo nosso respeito e solidariedade diante da ardorosa tarefa recebida, e sim sabemos o quanto é desafiador na atual conjuntura, principalmente ao não vê as bandeiras, camisas, estrelas do PT nem a nossa militância, enfeitando ruas, rotos, carros, becos praças etc… é para qualquer petista uma enorme frustração! (sic)”, diz a nota.
Foto: widelg /Divulgação