Integrante da base do governador da Bahia, Rui Costa (PT), o deputado estadual Samuel Junior (PDT) propôs conceder a Medalha do Mérito 02 de Julho à ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que ficou conhecida pela declaração de que “menino veste azul e menina veste rosa”.
Em sua justificativa, o parlamentar lembrou “ela é mãe de uma menina indígena e se dedica às minorias, sobretudo à causa indígena”. Nesta quarta-feira (30), vazou uma possível capa da revista Época, que deve ir às bancas nesta sexta (1º), com o relato de uma indígena sobre um suposto sequestro de uma criança na aldeia pela ministra.
Na capa, aparece a foto de uma indígena com as aspas: “a branca levou a Lulu”. Embaixo a chamada: Como uma criança indígena levada de uma aldeia no Xingu foi parar na casa da Ministra Damares Alves. A reportagem seria assinada pelos jornalistas Natália Portinari e Vinicius Sassine.
Aliado de Samuel Junior, o governador já ironizou a fala da ministra durante uma inauguração um dia depois da fala. “Olha, hoje eu vim cuidar de encosta e eu fiquei feliz que a Conder pintou o concreto de amarelo, vermelho, deu cores vivas ao morro. Eu até elogiei a diretoria da Conder, pedindo que replicasse isso porque a vida é colorida e é bonita colorida”, brincou, na época.