Segundo a corporação, na próxima semana será realizada a primeira etapa de colocação das câmeras nos fardamentos dos policiais baianos.
A parlamentar frisou que a reunião foi muito positiva. “O comandante Coutinho e o Coronel Nilton César Machado apresentaram as desculpas, em nome da instituição, e reafirmaram que esse tipo de abordagem não faz parte do protocolo da corporação.
Durante a reunião, o comandante geral da PM-BA, Paulo Coutinho informou aos participantes que, na próxima semana, será realizada a primeira etapa de colocação das câmeras nos fardamentos dos policiais baianos.
Olívia relatou que esse tipo de abordagem em bairros populares é muito frequente. “Pelo fato de ser deputada, me permito usar minha voz para fazer a devida crítica a esse tipo de ocorrência, mas muitas pessoas, negras em sua ampla maioria, sofrem e não têm esse tipo de fala para colocar suas dores”, afirmou Olívia.
A deputada destacou também a necessidade de aprimorar os oficiais, com cursos de formação. “As forças de Segurança Pública não deveriam ser temidas pela população. Em vez de cultivar o medo, deve proceder de maneira a conquistar o respeitado”.
Com relação a afirmação do início da colocação das câmeras nos fardamentos, Olívia pontuou que é fundamental, usar a tecnologia para melhorar a prestação dos serviços de segurança à sociedade. As câmeras evitam a furta de versões, servem à transparência, a verdade e, principalmente, à segurança de todos os lados, tanto da população como dos policiais.