terça-feira, 27 janeiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Deputado baiano protocola homenagem a Cláudio Castro por operação no RJ

O deputado estadual Diego Castro (PL) protocolou, nesta quarta-feira (29), uma Moção de Aplausos ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O reconhecimento é pela condução da operação policial realizada na terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio. Castro é presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba),

A ação teve como objetivo barrar o avanço territorial do Comando Vermelho e contou com a participação de efetivos da Polícia Civil e da Polícia Militar fluminense.

O deputado afirmou que a homenagem reconhece “a coragem e o compromisso do governador fluminense no enfrentamento às facções criminosas durante a megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão”.

O parlamentar destacou que a ação conjunta das forças de segurança representa “um passo importante na luta contra o tráfico de drogas e o poder paralelo que atua em diversas comunidades”. “O governador Cláudio Castro tem se destacado pela coragem, pelo fortalecimento das instituições e pela defesa da vida e da paz social”, acrescentou.

Segundo Diego Castro, a iniciativa do governo do Rio “reforça a integração entre os órgãos de segurança e reafirma o papel do Estado na proteção dos cidadãos e na garantia do direito de ir e vir”.

O deputado baiano também ressaltou que a homenagem é uma manifestação de solidariedade ao trabalho de enfrentamento ao crime organizado.

“Esta homenagem é mais do que um ato simbólico. É o reconhecimento a um líder que não se omite diante do crime e que coloca a segurança pública acima da conveniência política”, afirmou.

Além de elogios a Cláudio Castro, Diego criticou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o presidente Lula (PT), afirmando:

“Ficou muito claro, pra mim, quem realmente quer combater o crime e quem prefere prestigiar a criminalidade. Cada vez mais fica evidente o compromisso de Lula e de Jerônimo Rodrigues, ambos do PT, com o crescimento da criminalidade”.

Estudo da Bíblia nas escolas da rede estadual

Além disso, o deputado também apresentou, na assembleia, um projeto de lei que propõe a inclusão da Bíblia Sagrada na grade curricular das escolas públicas estaduais, abordada sob perspectivas literária, cultural e histórica.
No documento, ele argumenta que a obra é “indiscutivelmente a maior da história da humanidade”, traduzida para inúmeros idiomas e responsável por inspirar movimentos filosóficos e artísticos que moldaram grande parte da ética e da cultura do mundo ocidental.
“Independentemente da fé ou crença de cada indivíduo, o texto bíblico constitui um referencial civilizatório, cuja compreensão é essencial ao entendimento da trajetória histórica da humanidade, da evolução do pensamento moral e da construção dos valores universais de solidariedade, justiça, liberdade e dignidade humana”, observou o parlamentar.
Castro acrescentou que, do ponto de vista histórico e cultural, os textos bíblicos são fundamentais para compreender marcos da civilização ocidental, bem como manifestações artísticas, musicais e literárias que continuam influenciando a produção cultural global.
“A Bíblia representa uma das mais ricas expressões da linguagem, possuindo valor comparável às grandes obras clássicas da literatura universal. O estudo de seus gêneros narrativos — poesia, parábola, epístola, narrativa épica e sapiencial — contribui significativamente para o desenvolvimento da leitura crítica, da interpretação de textos e do domínio da língua portuguesa”, ressaltou.
Por fim, o parlamentar afirmou que o projeto é constitucional e está em conformidade com as diretrizes educacionais brasileiras, além de representar uma medida de valorização da cultura universal e de contribuição para a formação humanística dos estudantes da rede pública estadual.

Arquivos