quarta-feira, 22 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Dia da canonização de Irmã Dulce pode ser feriado em Salvador

Em 30 de junho de 1980, foi publicado o Decreto nº 6.809, no qual o último general-presidente da República do país, João Batista Figueiredo, tornou o dia 12 de outubro feriado nacional, em consagração à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Feriado municipal

O presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Previdência Social da Câmara de Salvador, vereador Maurício Trindade (DEM), enviou nesta terça-feira (15) à Casa, um projeto de lei que decreta feriado em Salvador, o dia que Irmã Dulce (1914-1992), foi canonizada, se tornando a primeira santa brasileira. Se aprovado, a lei tornará o 13 de outubro como feriado municipal.

Maurício comentou a dedicação da agora santa aos doentes do Hospital Santo Antônio, o qual ela foi fundadora e, segundo o vereador, é referência de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil, além de ser o maior hospital filantrópico da América Latina. “A saúde de Salvador, da Bahia e do Brasil é outra, depois de Irmã Dulce”, disse. Se aprovado, o soteropolitano terá dois feriados consecutivos 12 e 13 de outubro.

Arquivos