Vários publicitários foram homenageados com placas da Central de Outdoor.
O Dia Municipal do Outdoor foi comemorado na manhã desta quinta-feira, 30, pela Câmara de Salvador, em sessão especial solicitada pelo vereador Tiago Correia (PSDB). Para ele essa é a mídia mais democrática que existe: “Os outdoors estão expostos nas ruas e atingem toda a população, sem distinção de sexo, idade ou condição social”.
Na opinião de Kiki Bispo (PTB), “o outdoor contribui muito para a cidade através de campanhas de utilidade pública e isso já justifica essa homenagem da Câmara”. Ele também frisou que a Central de Outdoor contribui para o desenvolvimento social da capital da Bahia, gerando emprego e renda no setor de comunicação social.
Roberval Luania, presidente da Central de Outdoor Bahia, afirmou que a mídia exterior ena capital baiana “é exibida em harmonia com a cidade e um dos fatores preponderantes é a topografia da cidade. Essa situação, aliada ao fato de que as empresas do setor obedecem às determinações da Prefeitura, fazem de Salvador a melhor ‘praça’ deste tipo de mídia exterior do Brasil”.
Referência para o Brasil
Já o presidente nacional da Central de Outdoor, Valério Junkes, avaliou que a cidade é uma referência para o Brasil na área e um exemplo a ser seguido, devido à união do trade e destacou seu pioneirismo no surgimento dos outdoors no Brasil: “Temos aqui uma empresa (A. Linhares) que completou neste mês 81 anos de fundação e é a mais antiga do pais. Então, a Bahia é o berço dos desbravadores do meio outdoor no país”.
Os publicitários Luiz Roberto Valente e Fernando Barros foram homenageados no evento com uma placa pelas “contribuições para a valorização do mercado publicitário e do meio outdoor”.
O evento contou com apresentação artística da Oficina de Frevos e Dobrados, sob a regência do maestro Fred Dantas. A mesa da sessão foi formada, ainda, por Braz Neri Junior, coordenador executivo de Publicidade e Propaganda da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Estado da Bahia; Geraldo Júnior, secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel); Gustavo Queiroz, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro/ Bahia); Ana Coelho, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP); Américo Neto, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP/Bahia); e Márcio Viana, presidente da Associação de Marketing Promocional (AMPRO/Nordeste).
História – Salvador foi a cidade pioneira da propaganda ao ar livre no Brasil, desde o século XVI, com os anúncios de sacristia e bandos (papéis de grande formato) colados nos prédios públicos. No século XIX a publicidade exterior passou a utilizar grandes espaços, com destaque para o Elevador Lacerda e o Teatro São João, que inseriam mensagens publicitárias nas suas fachadas.
No século XX, Salvador, mais uma vez, inova no que hoje é denominado mobiliário urbano, com equipamentos públicos contendo publicidade, tais como bondes, bancos de praça e abrigos de árvores, dentre outros. Em 1937 foi criada em Salvador a empresa A. Linhares e em 1958 a Chaves Publicidade.