Fernando Correia, diretor geral da Ortobom .
Mil colchões hospitalares foram doados à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio de uma parceria entre a Dow e a fabricante de colchões Ortobom. A doação, entregue na manhã desta terça-feira (26) na Arena Fonte Nova, será utilizada para a abertura de novos leitos no hospital de campanha montado na arena e em outros hospitais da Bahia, como parte da estratégia de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, agradeceu a doação e informou como os mil colchões serão usados. “Nós estamos abrindo novos leitos em toda a Bahia. Na próxima semana nós já vamos abrir 240 leitos no Hospital de Campanha Arena Fonte Nova e o restante será distribuído para nossas unidades no interior. Ao todo, estamos abrindo 1,4 mil novos leitos de UTI em todo o estado”.
Na avaliação do secretário Fábio Vilas-Boas, a solidariedade do empresariado brasileiro é fundamental neste momento. “A rede de relacionamento, logística e recursos financeiros do setor privado auxilia estados e prefeituras de sobremaneira. Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em fazer doações devem enviar um e-mail para doacoes@saude.ba.gov.br ou acessar o site www.saude.ba.gov.br para obter as informações”, afirmou o secretário.
Segundo o diretor comercial do negócio de Poliuretanos da Dow para a América Latina, Leonardo Censoni, a ação reforça o compromisso da empresa com a sociedade. “Faz parte de uma campanha realizada pela empresa ‘Estamos mais JUNTOS do que nunca #DowStrong’, em todos os países onde atuamos. No Brasil, a campanha reúne um conjunto de ações implementadas pela Dow, com distribuição de álcool em gel, cestas básicas, vales refeição e produtos de higiene para cooperativas e projetos sociais. O investimento inicial é de R$ 2,5 milhões.
Para o diretor-geral da Ortobom, Fernando Correia, o momento é de solidariedade. “Por isso nós nos unimos à nossa parceira Dow, para enfrentar um momento tão crítico em todo o mundo. Para a doação no estado da Bahia, produzimos os colchões levando em conta todas as especificações técnicas hospitalares, além de entregar mais três mil colchões hospitalares para outros estados. Esses colchões são produzidos com espuma selada e revestidos com material higienizável, lavável. Neste momento é muito importante que estejamos juntos no combate à Covid-19. Já são cerca de R$ 1,5 milhão investido pela companhia no combate ao coronavírus em todo o Brasil”.
Enfrentamento à Covid-19
A população baiana já dispõe de 1.192 leitos ativos do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para a Covid-19. O planejamento é que esse número chegue a quase 3 mil para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Os leitos estão sendo implantados e ocupados progressivamente, de acordo com a demanda. O aumento da capacidade de atendimento a pacientes com Covid 19 é um dos maiores desafios das redes de saúde no país.
Repórter: Raul Rodrigues