terça-feira, 10 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

É falsa a notícia que a Receita Federal irá suspender contas e cartões de crédito

Da Redação

É falsa a informação que tem circulado na internet afirmando que a Receita Federal irá suspender contas bancárias e cartões de crédito de contribuintes. O próprio órgão federal desmentiu o conteúdo e classificou a mensagem como uma fake news usada para aplicar golpes.

Em nota oficial, a Receita Federal afirmou que “isso simplesmente não existe, nem pode existir no Brasil. A Receita Federal não tem atribuição, instrumentos, nem interesse nessa suposta suspensão, que seria ilegal e inconstitucional”.

Segundo o órgão, a disseminação desse tipo de falsa notícia favorece organizações criminosas, que se aproveitam da desinformação para enganar contribuintes. Os golpistas costumam se passar por representantes da Receita Federal e exigem pagamentos indevidos, usando ameaças falsas como forma de pressão.

A Receita Federal também orienta que a população denuncie sites e veículos de notícias criminosos que divulgam esse tipo de conteúdo falso e acabam beneficiando práticas ilegais.

“Se você sofrer alguma cobrança com ameaça de suspensão de conta ou cartão, denuncie à polícia: é golpe”, reforça a nota divulgada pelo órgão.

Arquivos