Edvaldo Brito chama a atenção para a urgência de uma reforma tributária
O vereador Edvaldo Brito (PSD) protestou contra a quantidade de impostos que a população paga, depois que foi anunciado que em 2018 a carga tributária do país chegou a 35,07% do PIB, um recorde histórico. Pelos cálculos divulgados esta semana, cada brasileiro trabalhou 128 dias só para pagar os impostos e taxas, o equivalente a quase R$ 11,5 mil por pessoa.
Brito assegura que há tempos o país ultrapassou a Curva de Laffer, que contém aquele ponto em que as alíquotas tornam-se improdutivas, já que a receita cai porque a população não tem mais condições de pagar tantos impostos federais, estaduais e municipais. O vereador cita Salvador como exemplo, pois, segundo ele, “a receita do IPTU vem caindo desde 2013, quando foi instaurada uma escorcha, com reajustes que os proprietários não podem honrar”.
O vereador chama a atenção para a urgência de uma reforma tributária, que não deve simplesmente remanejar impostos com a mesma carga permanecendo, e sim uma reforma que diminua esta carga para o contribuinte. “Imagine você pegar quase 40% de tudo o que você ganha e dar para o governo com pouca contrapartida, além de muita corrupção. É preciso com urgência fazer uma verdadeira reforma tributária, que é aquela que desonera o contribuinte”, concluiu o vereador e jurista especialista em Direito Tributário.