quinta-feira, 30 outubro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Educação: Prova do Saeb será aplicada na rede municipal até esta sexta-feira (31)

Estudantes da rede municipal de ensino de Salvador estão participando, até esta sexta-feira (31), da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede a qualidade do ensino em larga escala e orienta políticas públicas e práticas pedagógicas em todo o país.

Na manhã desta quarta-feira (29), a avaliação foi aplicada a alunos do 9º ano da Escola Municipal Alfredo Amorim, no Bonfim, na Cidade Baixa. A unidade conta com pouco mais de 100 estudantes distribuídos em três turmas, que já haviam participado da avaliação estadual (Sabe) antes da prova nacional.

Durante o ano, os alunos participaram do programa Aprender +, voltado à recomposição dos aprendizados em Português e Matemática e à preparação para avaliações externas. Eles também realizaram simulados pela plataforma Aprova Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Editora Moderna, além de atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Diretora da escola há 12 anos, Patrícia Barral destacou a importância da avaliação para o planejamento pedagógico. “Eu vejo o Saeb como algo positivo e fico feliz de ver os alunos passando por esse processo. Eu estava conversando com eles sobre esse teste, que já é um treino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, disse.

Patrícia reforçou o papel dos indicadores educacionais como ferramenta de reflexão docente. “Nós, como professores, temos sempre que fazer uma reflexão, e isso tem suscitado muito a questão da análise de dados das avaliações internas e externas. Nossos meninos estão aí dando o retrato fiel do nosso pedagógico e esperamos que isso venha gerar política pública que fortaleça a nossa educação. Educação de qualidade é o que nós desejamos”, completou a gestora.

Aos 14 anos, Agatha de Santana Nogueira disse que a prova foi tranquila e servirá de aprendizado. “É uma experiência que vou levar até para outras provas no ensino médio”, afirmou. Já Bernardo dos Santos, 15, destacou a coerência entre o exame e o conteúdo escolar: “A prova mostrou muitos dos conteúdos que temos no dia a dia na escola”.

O Saeb, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), avalia estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Os componentes obrigatórios são Língua Portuguesa e Matemática, enquanto Ciências Humanas e da Natureza são aplicadas de forma amostral.

Os resultados preliminares serão divulgados em julho de 2026, e os finais, em agosto do mesmo ano. A aplicação é feita simultaneamente em escolas públicas e privadas, conforme cronograma do Inep e execução da Fundação Cesgranrio.

Realizada desde 1990, a prova do Saeb é considerada uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação brasileira, permitindo que gestores públicos avaliem e aprimorem políticas educacionais com base em evidências.

Arquivos