Importantes destinos turísticos do estado foram afetados e visitantes deixaram o local. Falta de energia, que começou no final da tarde de segunda-feira (19), afetou abastecimento de água.
O serviço de energia elétrica foi reestabelecido nas cidades de Cairu, Nilo Peçanha e Taperoá, no baixo-sul da Bahia, após ficar mais de 48 horas suspenso. As ilhas de Morro de São Paulo e Boipeba, em Cairu, importantes destinos turísticos do estado, chegaram a ser afetadas. Cerca de 30 mil turistas deixaram a região.
Os moradores comemoraram o reestabelecimento da energia elétrica nas localidades por volta das 20h30.
Turistas deixam região
Segundo a prefeitura de Cairu, cerca de 30 mil turistas já deixaram a região do baixo-sul após a suspensão da energia elétrica.
A Coelba relatou que para atender o caso inédito na área de concessão, foi mobilizado mais de 70 profissionais, entre eletricistas, operadores e engenheiros, em revezamento desde o início da ocorrência. As equipes técnicas atuaram na recomposição da rede elétrica danificada, cuja causa está sob análise.
A empresa acredita que a hipótese mais provável é que as avarias tenham sido causadas por uma intervenção externa que provocou esforço mecânico na estrutura da linha de transmissão.