quinta-feira, 19 setembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Espadeiros e polícia entram em confronto em Senhor do Bonfim

Tradição junina em várias cidades do Nordeste brasileiro, a guerra de espadas gerou  confusão entre a Polícia Militar e espadeiros na cidade de Senhor do Bonfim, localizada a 375 quilômetros de Salvador. O Ministério Público Estadual (MP-BA) recomendou a proibição da guerra de espadas, mas houve descumprimentro da medida o que gerou confronto com os espadeiros na noite de sábado (23).

O conflito aconteceu na rua Costa Pinto – ponto da cidade mais tradicional da soltura de espadas há mais de 70 anos.  Antes da confusão, os policiais tentaram impedir que as espadas fossem acendidas na fogueira.

A polícia usou spray de pimenta e balas de borracha para tentar dispersar a população, mas não conseguiu. Um homem chegou a passar mal, na confusão. Os policiais deixaram o local e a guerra de espada continuou.

“Por volta das 19h algumas patrulhas foram colocadas próximo ao local onde estava a reunião dos espadeiros, porém espadas foram lançadas contra os policiais que tiveram ferimentos leves. Para impedir as agressões, a PM revidou com o uso de agentes químicos e elastômero. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar a fogueira que os espadeiros utilizavam para acender os artefatos juninos, e assim que a situação foi controlada, as guarnições deixaram o local”, afirmou a PM, em nota, nesta segunda-feira (25).

A PM informou ainda que o policiamento em Senhor do Bonfim foi intensificado pelo 6º Batalhão de Polícia Militar, após recomendação do Ministério Público para inibir o uso de espadas na cidade. A operação teve o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga e da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Norte.

“Ao chegar à rua Costa Pinto, por volta das 16h de sábado (23), uma guarnição do 6º BPM percebeu que existia uma aglomeração de pessoas à espera do uso de espadas. A PM negociou com a liderança do grupo que concordou em não realizar os festejos com as espadas”, disse a PM, em nota.

Arquivos