quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Ex-príncipe Andrew é preso e investigado no Reino Unido

Da Redação

O ex-príncipe Andrew, irmão do rei Charles III, foi preso nesta quinta-feira no Reino Unido. A detenção ocorreu sob suspeita de má conduta em cargo público, segundo informou a polícia do Vale do Tâmisa. A informação é do site UOL.

Andrew perdeu seus títulos no ano passado, após ser citado nas investigações relacionadas à morte do bilionário Jeffrey Epstein. Até o momento, as autoridades não divulgaram para onde ele foi levado nem se já foi ouvido formalmente.

A prisão foi confirmada pelo canal BBC e pelo jornal The Guardian. Andrew foi detido no dia em que completou 66 anos, dentro da propriedade de Sandringham, em Norfolk, onde reside desde fevereiro, após deixar o Palácio de Windsor.

Segundo a polícia, buscas estão sendo realizadas em endereços ligados ao ex-príncipe nos condados de Berkshire e Norfolk. As investigações foram abertas após “uma avaliação minuciosa”, conforme informado oficialmente.

A prisão ocorre pouco depois da divulgação de e-mails que, segundo a BBC, indicariam que Andrew enviou relatórios oficiais a Epstein. Em 8 de fevereiro, a emissora teve acesso a documentos de 2010 que mostram o ex-príncipe repassando ao bilionário informações sobre visitas a Hong Kong, Singapura e Vietnã. Ele também teria compartilhado detalhes confidenciais sobre oportunidades de investimento.

A Família Real não se pronunciou oficialmente até o momento. Andrew segue negando envolvimento com os crimes atribuídos a Epstein, e uma investigação específica sobre o caso foi aberta.

Ligação com Epstein

Novas fotos divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, em janeiro, mostram Andrew em situações comprometedoras ao lado de uma mulher não identificada. Em uma das imagens, ele se inclina e toca o abdome da mulher deitada no chão. Em outra, aparece sobre ela. O rosto da mulher foi censurado.

Os arquivos também incluem comunicações entre Andrew e Epstein, incluindo um convite ao Palácio de Buckingham.

Em outubro, Charles III retirou os títulos do irmão — inclusive o de príncipe — após uma série de escândalos. Desde então, ele passou a ser chamado apenas de Andrew Mountbatten Windsor, sem o tratamento de Alteza Real, e passou a viver em uma casa mantida pelo rei.

Jeffrey Epstein morreu em 2019, enquanto aguardava julgamento em Nova York por acusações de tráfico sexual de menores e conspiração para tráfico sexual.

Publicidade

Arquivos