quarta-feira, 10 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Fabricantes encolhem ovos de Páscoa e elevam preços

À medida que as festividades da Páscoa se aproximam, consumidores de todo o país se deparam com uma realidade amarga no doce universo dos chocolates: os tradicionais ovos de Páscoa e barras de chocolate estão encolhendo em tamanho, enquanto seus preços caminham na direção oposta.

Esse fenômeno, conhecido como reduflação, vem se tornando uma estratégia cada vez mais adotada por fabricantes para enfrentar o aumento dos custos de produção e matéria-prima, mantendo a rentabilidade.

“A inflação é um aumento generalizado dos preços, afetando um amplo espectro de bens e serviços dentro de uma economia. A reduflação, por outro lado, é mais sorrateira. Em vez de aumentar os preços, as empresas reduzem a quantidade ou o tamanho do produto, mantendo ou até aumentando o preço. Embora, no final das contas, o impacto no bolso do consumidor seja similar ao da inflação, a reduflação muitas vezes passa despercebida”, explica André Charone, contador e professor universitário com formação em empreendedorismo em países emergentes em Harvard e mestrado em negócios internacionais.

Para os consumidores, a dica é ficar de olhos abertos. Comparar cuidadosamente os preços, tamanhos e quantidades dos produtos antes de efetuar a compra é fundamental. “A informação é a melhor ferramenta que os consumidores têm para se protegerem da reduflação”.

Foto: Pixabay/Creative Commons

Arquivos