domingo, 22 dezembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Faça Bonito: Prefeitura de Juazeiro finaliza programação da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), finalizou nesta quarta-feira (31) a programação do Faça Bonito, em alusão ao 18 de maio, a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Durante todo o mês a Sedes realizou uma programação variada, na sede e interior, para chamar atenção à temática da campanha e nesta quarta-feira realizou atividades em duas localidades: no Residencial Juazeiro I e no distrito de Juremal, interior do município.

A quadra principal do Residencial Juazeiro I reuniu crianças, adolescentes e pais dos três Residenciais Juazeiro onde foi realizada uma roda de conversa sobre a temática, dirigida pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Também participaram da programação os alunos da Escola Municipal Prefeito Aprígio Duarte. “Além da roda de conversa, realizamos sorteio de brindes para as famílias, apresentação lúdica com dança, canto e dinâmica que esclarece sobre o combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, um tema importante e tão presente no dia a dia”, destacou a diretora de Habitação da Sedes, Quisa Benevides.

No distrito de Juremal foi realizada pelo Creas e pela Diretoria de Proteção Especial da Sedes, uma palestra no Teatro José Guilherme da Cunha esclarecendo sobre o que se caracteriza como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Do teatro, os participantes saíram em caminhada pelas ruas onde houve também distribuição de pipoca e guloseimas para o público infanto-juvenil.

Durante o mês de maio a rede de serviço socioassistencial de Juazeiro se mobilizou em torno da Campanha do 18 de maio. A Sedes com a participação das organizações da sociedade civil e parceiros como a Vara da Infância, Conselho Tutelar, realizaram várias ações nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), escolas, blitz pela cidade, e a grande caminhada no dia 18 de maio. “Promovemos um trabalho informativo junto à comunidade acerca das condutas que caracterizam a exploração e abuso sexual de menores e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las”, disse a diretora da Proteção Especial da Sedes, Sandra Faustino. Além da Sedes, apoiaram a Campanha do Faça Bonito a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e as Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc).

Arquivos