Medida foi concedida pela prefeitura e deve ajudar na retomada de voos comerciais
O Aeroporto de Feira de Santana ganhou licença para ampliação da pista terminal e deve retomar a operação de voos maiores e mais frequentes, aumentar a capacidade de embarque e desembarque e atrair novas rotas comerciais.
A expansão se dá porque a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam), concedeu a Licença de Alteração Ambiental (LA) ao aeroporto. Assim, a pista do terminal vai aumentar 300 metros. A decisão consta no Diário Oficial do Município do último sábado (19).
A nova licença mantém a validade da Licença de Operação anterior, emitida em 2020, e estabelece uma série de condicionantes técnicas e ambientais que deverão ser cumpridas pela administradora do aeroporto.
Além da ampliação da pista, a portaria prevê a adoção de diversas ações obrigatórias que visam mitigar impactos ambientais e garantir a segurança operacional do equipamento, como:
Implantação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO);
Elaboração do Plano de Emergência Aeronáutica em Aeródromo (PEAA);
Programa de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (PPAA);
Monitoramento contínuo da qualidade do ar e de ruídos nas áreas próximas ao aeroporto;
Levantamento da fauna avícola urbana na Área de Segurança Aeroportuária (ASA);
Plano de gestão de resíduos e monitoramento do lençol freático, com controle de possíveis contaminações;
Inventário florestal e plano de restrição ao uso de aeronaves poluidoras.
Investimento estratégico
A expansão da pista é uma demanda antiga do setor empresarial. O aeroporto está localizado na Avenida Sérgio Carneiro, no bairro Aeroporto, e representa uma das principais infraestruturas estratégicas de Feira de Santana.