terça-feira, 2 dezembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Feirão Serasa Limpa Nome oferece até 99% de desconto na Bahia

A Bahia lidera o ranking de inadimplência no Nordeste, com cerca de 4,9 milhões de consumidores endividados. Em Salvador, 1,2 milhão de pessoas estão com o nome negativado. O cenário é resultado da combinação entre desemprego, alta no custo de vida e falta de educação financeira, apontam especialistas.

Para ajudar os baianos a limpar o nome, a Serasa realiza a partir desta segunda-feira (3) o Feirão Limpa Nome, que oferece descontos de até 99% na renegociação de dívidas. A ação segue até 30 de novembro e conta com a participação de mais de 1,6 mil empresas parceiras.

Nos dois primeiros dias do evento, a educadora financeira Amanda Castro estará presente na agência central dos Correios, no bairro do Comércio, em Salvador, para orientar os consumidores. “Muitas vezes, as pessoas recorrem a todas as linhas de crédito como empréstimo, cartão de crédito, e começam a contabilizar isso como renda extra, e não como despesa”, explica. “Elas percebem que já estão endividadas, mas não sabem como sair dessa situação. É aí que a Serasa entra, para ajudar a população a sair da inadimplência”, acrescenta.

Segundo Amanda, o endividamento está fortemente ligado à ausência de controle orçamentário básico. “Desconhecer os gastos cotidianos leva muitas pessoas a recorrer constantemente ao crédito, o que pode resultar em perda de controle financeiro”, pontua.

Embora as renegociações possam ser feitas durante todo o ano, o Feirão oferece as melhores condições. “Durante o Feirão, os descontos chegam a até 99%, enquanto no restante do ano ficam em torno de 90%. As pessoas podem aproveitar este momento para negociar pelo aplicativo ou presencialmente, em qualquer agência dos Correios”, reforça a educadora.

Em todo o país, as sete mil agências dos Correios estão aptas a atender consumidores que desejam quitar suas dívidas. Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial com foto.

Com quase cinco milhões de inadimplentes, a Bahia ocupa a quarta posição nacional, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Salvador é a quinta capital mais endividada do Brasil, superada apenas por São Paulo, Rio, Brasília e Fortaleza. No país, 79 milhões de brasileiros estão inadimplentes, somando cerca de R$ 496 bilhões em dívidas distribuídas em 313 milhões de débitos ativos.

Arquivos