O Feriado da Consciência Negra foi o responsável por injetar em Salvador R$ 211,5 milhões em receita turística entre os dias 20 e 23 de novembro. O dado, atualizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), reforça o avanço contínuo do setor ao longo de 2025, impulsionado pela ampliação da oferta cultural afrocentrada em novembro, mês em que Salvador se consolida como destino nacional e internacional.
Para a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, os números confirmam o momento de crescimento da capital. “Esse número reforça que Salvador está preparada para receber, encantar e manter o turista mais tempo na cidade. Temos investido na ampliação da infraestrutura turística e na promoção de experiências culturais que só Salvador pode oferecer”, disse. Segundo ela, a receita bilionária demonstra que “o turismo é, de fato, um motor econômico fundamental, e os resultados aparecem quando a cidade se organiza para acolher bem”.
A capital também registrou 76,19% de ocupação hoteleira, consolidando o impacto do feriado prolongado e o interesse crescente pelo calendário do Novembro Salvador Capital Afro. No total, 124.452 turistas circularam pela cidade — 118.615 brasileiros e 5.837 estrangeiros — números que evidenciam a retomada do fluxo internacional e o aumento da presença de visitantes de outros estados.
Ana Paula Matos destaca que o desempenho é resultado de uma estratégia municipal para valorizar a cultura afro-brasileira e transformá-la em desenvolvimento econômico. “O feriado da Consciência Negra tem um significado especial para Salvador, a cidade mais negra fora da África. É o período em que celebramos nossa identidade, nossa ancestralidade e oferecemos ao visitante um conjunto de experiências únicas”, afirmou. Ela citou ações como o Festival Salvador Capital Afro e reforçou que cada turista “gera renda, movimenta empregos e fortalece toda a cadeia produtiva do turismo”.
