Entre cantos, velas e milhares de lâmpadas acesas simultaneamente, Salvador abriu oficialmente os festejos de Natal na noite desta sexta-feira (5), reunindo famílias no Centro Histórico. A Prefeitura inaugurou a Casa do Papai Noel, promoveu uma parada natalina que saiu da Rua Chile e celebrou uma missa festiva no adro da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. Em seguida, o prefeito Bruno Reis acionou as luzes que vão decorar a cidade até 6 de janeiro.
A programação deste ano aposta na união entre tradição religiosa, atrações culturais e o fortalecimento do turismo. Entre as novidades está a Santa Missa campal com o sacerdote paulista Frei Gilson, marcada para 25 de dezembro às 19h na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, além da apresentação de abertura com o Padre Jaciel às 15h. No dia 26, às 17h, Roberto Carlos fará um show especial e gratuito no mesmo local.

Durante a cerimônia, Bruno Reis (União Brasil) destacou a ampliação do circuito natalino e a estratégia de movimentar o Centro Histórico. Segundo afirmou, esta é “a maior edição da história”, com novas áreas iluminadas e mais atrações. O gestor explicou que o trajeto decorado começa na Praça do Campo Grande, percorre toda a Avenida Sete e chega ao Centro Histórico.
“É um momento especial para celebrarmos a chegada do Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também para proporcionar ao cidadão soteropolitano um Natal especial e, ao mesmo tempo, estimular a economia desta região. Foi uma decisão acertadíssima transferir o Natal de Salvador para o Centro Histórico, que já é um dos patrimônios arquitetônicos mais bonitos do mundo. Com essa iluminação especial, nossa cidade fica ainda mais bonita”, disse.
O cônego José Abel Carvalho Pinheiro, que presidiu a missa, reforçou o valor espiritual da tradição. Ele destacou o trabalho da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) e o simbolismo das luzes instaladas.“A beleza deste espaço, as luzes, a presença de tantas famílias, de tantas crianças… tudo isso é sinal de que o nosso povo tem sede de esperança. Mas o Natal não é apenas um espetáculo externo; é, antes de tudo, um movimento interior do Espírito. É Deus que se aproxima, Deus que visita, Deus que se faz criança para tocar o nosso coração. A verdadeira luz não está nos ornamentos que vemos, mas no Cristo que nasce dentro de nós, transformando a vida, curando feridas e reacendendo sonhos”, afirmou.
Casa do Papai Noel e Circuito de Luz
O Centro Histórico ficou tomado por famílias e crianças que quiseram conferir a decoração. A Casa do Papai Noel, instalada na Faculdade de Medicina, abriu com filas longas antes mesmo da inauguração. O espaço funciona diariamente das 17h às 22h até 25 de dezembro.
A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, lembrou que, em 2024, o circuito natalino recebeu 1,7 milhão de visitantes. Este ano, a expectativa é maior, com Salvador consolidada como destino turístico de Natal.
“Temos uma celebração identitária, com a cara do soteropolitano, que se distancia da estética nórdica e reafirma nossa cultura, mas mantém viva a essência do nascimento de Cristo de forma democrática e acolhedora”, afirmou.
O diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães, destacou que o projeto foi planejado com foco em segurança, mobilidade e identidade cultural.
“Entregamos um projeto que garante mobilidade, segurança, acessibilidade, diversão e muita luz. Isso tudo é fruto de um esforço contínuo, que busca referências em feiras, acompanha tendências internacionais e, ao mesmo tempo, preserva a identidade e a cultura do nosso povo. Hoje, Salvador ilumina o Brasil, e ilumina a alma de quem vive e visita a nossa cidade”, disse.
Programação pelo Centro Histórico
O desfile Corte Soteropolitana do Menino Jesus será realizado no corredor de som e luz montado na Rua Chile, com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas com músicas natalinas. O cortejo reúne quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, com apresentações nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro.
O Terreiro de Jesus terá peças instagramáveis, show de lasers, iluminação especial da Catedral Basílica e da Igreja de São Domingos, além da Casa do Papai Noel e do Carrossel Mágico. O Largo do Cruzeiro de São Francisco receberá o presépio oficial, enquanto a Praça Thomé de Souza terá uma vila de artesanato e palco com cenografia temática.
As sacadas do Pelourinho receberão corais e grupos infantis entre 7 e 13 de dezembro, às 18h30. Na Praça Municipal, o Palco Anunciação exibirá coros e orquestras às 17h de 5 a 25 de dezembro. O Palco Esperança reunirá corais das escolas municipais nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 16, sempre às 17h.
As vilas natalinas da Praça da Sé e do Largo do Santo Antônio Além do Carmo terão coretos decorados, quermesses, arenas infantis e oficinas. No foyer da Prefeitura, será montado um baile infantil voltado a crianças atendidas por instituições sociais.
A árvore de Natal de 18 metros instalada no Terreiro terá novamente a tecnologia Twinkly, com LED inteligente de última geração. A iluminação cênica também alcança as avenidas Oceânica, Suburbana, Vasco da Gama, Garibaldi, Centenário e ACM.
A programação religiosa inclui missas campais no Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Largo do Santo Antônio Além do Carmo. O evento terá ainda a rota gastronômica Minha Ceia, o concurso de vitrines e o circuito de presépios produzidos por moradores e comerciantes locais.




Confira a programação completa do Natal de Salvador em https://natal.salvador.ba.gov.br/
Fotos: Valter Pontes/Secom/PMS

