quinta-feira, 19 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Festival Salvador Capital Afro promove edição do Mercado Iaô na Ribeira neste domingo (16)

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Mercado Iaô volta à Fábrica Cultural, na Ribeira, neste domingo (16), das 10h às 22h, integrando a programação do Festival Salvador Capital Afro. A entrada é gratuita mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

A edição traz nomes da música baiana e apresentações especiais: o Cortejo Afro terá Majur como convidada e o grupo Sambaiana sobe ao palco ao lado da cantora Márcia Short. Além dos shows, a iniciativa foca no fortalecimento do empreendedorismo local.

No Galpão das Artes, o público encontrará uma feira com mais de 150 empreendedores de moda, gastronomia, decoração, design e bem-estar, oferecendo uma vitrine ampla da economia criativa da cidade.

Para a vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, a realização do Mercado Iaô dentro do Festival será especial. “Representa exatamente aquilo que queremos fortalecer: a criatividade que nasce nos nossos territórios, o empreendedorismo que transforma vidas e a cultura afro-brasileira que faz de Salvador uma referência mundial”, destaca.

A gestora acrescenta o papel do evento no fortalecimento da cultura negra e do afroempreendedorismo. “Cada empreendedora, cada artista, cada apresentação aqui celebrados reafirma a potência dessa cidade, que é a capital negra do Brasil e um símbolo de resistência, inovação e beleza. O Iaô movimenta a economia, gera oportunidades reais e conecta Salvador com suas raízes e o futuro que estamos construindo juntos. É um orgulho ver esse espaço pulsando no Novembro Salvador Capital Afro, mostrando ao mundo o melhor da nossa identidade”, concluiu Ana Paula.

O Festival Salvador Capital Afro está em sua 4ª edição e se consolidou como uma das principais plataformas de valorização da cultura afro-brasileira e da economia criativa negra no país. O tema deste ano, “Territórios em Rede, Raízes em Movimento”, propõe conectar comunidades, fortalecer o afroempreendedorismo e celebrar as manifestações culturais locais.

O diretor de Cidadania Cultural da Secult, Chicco Assis, reforça a importância de integrar o Mercado Iaô à programação do festival: “a Fábrica Cultural já é parceira, além de ter atuações que dialogam no que tange ao fortalecimento do afroempreendedorismo e dos artistas negros de Salvador”, afirma.

A programação do Mercado Iaô inclui ainda discotecagem da DJ Belle, apresentação do grupo Sambadiar, desfile do Cortejo Iaô com A Pombagem e performance do Samba Duro da Ladeira. Para as crianças, haverá atividades com Tio Beto e o Parque Móvel.

O evento é realizado pela Fábrica Cultural, em parceria com a Prefeitura de Salvador, com apoio do Banco do Nordeste.

Publicidade

Arquivos