Da Redação
Para garantir a segurança do Carnaval de Salvador, o Governo do Estado inicia na próxima segunda-feira (26) uma fiscalização integrada dos trios elétricos, no Parque de Exposições da capital baiana. A ação segue até 11 de fevereiro, antecedendo oficialmente a folia, que acontece entre os dias 12 e 17 de fevereiro.
A operação conta com a participação do Detran-BA, além de outros órgãos e instituições estaduais. A expectativa é que cerca de 200 veículos da categoria carroceria trio elétrico passem por vistoria para estarem aptos a desfilar nos circuitos oficiais do Carnaval.
Durante a inspeção, são verificados itens como documentação dos veículos e condutores, equipamentos obrigatórios, condições dos pneus e sistemas de segurança, incluindo cintos, faróis e demais componentes exigidos por lei. Mais de 20 agentes vistoriadores atuam na operação, utilizando sistemas modernos de informação para captação, armazenamento e validação das análises.
Após a checagem, o Detran-BA emite um adesivo de “veículo vistoriado”, que deve ser fixado na carroceria e permanecer visível durante o desfile. Desde 2025, todo o processo de vistoria passou a ser realizado de forma digital. As inspeções ocorrem diariamente, das 8h às 17h, com atendimento por hora marcada ou por demanda espontânea.
Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Max Passos, o trabalho é essencial para a segurança da festa. “O Governo do Estado disponibiliza, durante esses dias, uma mega estrutura, com vários órgãos e instituições fiscalizando e vistoriando esses gigantes que levam a folia aos quatro cantos da capital. É fundamental uma análise criteriosa por todos os agentes envolvidos para garantir uma festa segura e sem sinistros”, afirmou.
Ainda de acordo com Passos, as equipes do departamento atuam antes, durante e após o Carnaval. “Esse é um período de muito trabalho. Milhões de vidas precisam ser preservadas. A antecipação das vistorias garante mais tempo para ajustes e agiliza a emissão da cartilha e do selo”, completou.
Além do Detran-BA, participam da fiscalização o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Polícia Técnica e as Polícias Militar e Civil, reforçando a atuação integrada para assegurar o bom funcionamento dos trios elétricos durante a maior festa popular do mundo.
