Ondina foi o bairro em que mais choveu nas primeiras horas desta terça (2)
Com uma madrugada que registrou fortes chuvas, trovoada e rajadas de vento, a manhã desta terça-feira (2) registra também uma série de notificações de alagamentos, deslizamentos de terra e ameaça de queda de árvore para a Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Conforme o boletim de solicitações, são nove pedidos de avaliação de imóvel alagado, sete por deslizamento de terra e dois de árvores ameaçando cair. O distrito da Barra/Pituba lidera o número de requisições, seguido do bairro da Liberdade. Na esteira disso, Ondina (102,4mm), Federação (101mm) e Campinas de Brotas (94,4mm) tiveram os maiores índices de chuvas nas últimas 12h.
Segundo a Codesal, as fortes chuvas e trovoadas que ocorreram nesta madrugada foram provocadas pela formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM). Esses sistemas podem durar várias horas e geralmente são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo.
Há ainda um alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamento e deslizamento de terra. Em caso de emergência, disque 199 para acionar a Defesa Civil.