A frente fria que atinge Salvador deve permanecer até amanhã, sábado (22), segundo previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (CEMADEC) da Codesal. A coordenadora do órgão, Alana Matos, informou que esta sexta-feira (21), será marcada por chuva ao longo de todo o dia, com pancadas moderadas a fortes e possibilidade de trovoadas isoladas.
O fenômeno é resultado da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial, que vem provocando áreas de instabilidade nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Inmet também emitiu alerta laranja (perigo) para diversas áreas do estado: Centro-Sul Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Nordeste Baiano, Centro-Norte Baiano, Sul Baiano, Região Metropolitana de Salvador e Extremo Oeste Baiano.
A previsão indica acumulados entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h. O instituto alerta para risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em Salvador, nesta sexta-feira, as temperaturas devem variar entre 24 ºC e 26 ºC.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

