Uma nova frente fria deve deixar o tempo instável em Salvador, a partir desta terça-feira (11), . São esperadas chuvas de moderadas a fortes, além de rajadas de vento que podem atingir até 38 km/h, de acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal),
Segundo o Climatempo, a frente fria se formou no Sul do Brasil e avança pela Região Sudeste. O fenômeno meteorológico está associado a um ciclone extratropical sobre o oceano, que já se afastou compltamente para alto-mar. Entretanto, a frente fria continua ativa entre os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, mantendo alerta para chuvas intensas.
No mês passado, Salvador já havia enfrentado dias de chuva e ventos fortes, que chegaram a registrar 75 km/h, segundo registros da Codesal. Os ventos causaram quedas de árvores e interrupção de energia elétrica em vários pontos da cidade.
Para esta terça-feira (11), a previsão do tempo será chuvoso, com 90% de chance de precipitação. As temperaturas variam entre 22 °C e 26 °C, e os ventos podem alcançar 38 km/h. Amanhã, quarta-feira (12), a chuva continua e as temperaturas caem um pouco, oscilando entre 21 °C (mínima) e 25 °C (máxima).
Na quinta-feira (13), a umidade permanece em 90%, mas os ventos perdem força, com velocidade máxima de 23 km/h. As temperaturas variam entre 21 °C e 28 °C.
Na sexta-feira (14), a previsão indica trégua nas chuvas, com a umidade caindo para 20% e temperaturas entre 22 °C e 31 °C. Os ventos seguem moderados, chegando a 23 km/h.
O fim de semana promete tempo firme. No sábado (15) e domingo (16), a probabilidade de chuva é de apenas 10%, com temperaturas entre 23 °C e 31 °C. No domingo, os ventos podem voltar a aumentar, atingindo até 28 km/h.
A chegada dessa frente fria marca mais uma transição típica do mês de novembro, período em que as instabilidades atmosféricas se intensificam devido à interação de massas de ar quente e úmido da Amazônia com o ar frio vindo do Sul. A população deve redobrar a atenção com áreas de risco, especialmente durante as madrugadas e manhãs, quando há maior chance de pancadas de chuva.

