terça-feira, 17 fevereiro, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Funcionária negra processa Renner após receber senha “macaco”

Uma funcionária negra entrou com ação por danos morais contra a Renner após receber da própria gestora uma senha com teor racista para acessar o sistema interno da loja. Segundo o processo, a senha enviada foi “Macaco@2026”.

A trabalhadora cobra indenização de R$ 120 mil da varejista de moda. A ação tramita na 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o relato apresentado à Justiça, a funcionária havia retornado ao trabalho no dia 28 de novembro, após período de licença médica. Antes do episódio envolvendo a senha, ela afirmou que já enfrentava “situações estranhas e insinuações pejorativas” no ambiente profissional.

Ao solicitar uma nova senha para conseguir acessar o sistema e retomar suas atividades, a funcionária recebeu uma mensagem da gestora contendo a senha “Macaco@2026”, fato que motivou o processo judicial.

O caso ocorreu na semana retrasada. A ação foi protocolada na semana passada e segue em andamento na Justiça do Trabalho de Porto Alegre.

Procurada, a Renner informou que identificou a responsável pela criação da senha e decidiu pelo desligamento da gestora. Em nota enviada ao UOL, a empresa afirmou ainda que está prestando suporte à funcionária vítima de injúria racial.

“A companhia tomou conhecimento do episódio envolvendo duas colaboradoras e imediatamente deu início a uma investigação interna, decidindo pelo desligamento da gestora, que já não faz mais parte do nosso quadro. A empresa está em contato com a profissional que relatou o ocorrido oferecendo o suporte necessário”, diz o comunicado.

A empresa acrescentou que mantém políticas internas voltadas à promoção da diversidade e ao combate a práticas discriminatórias. “A companhia reforça que possui uma Política de Direitos Humanos, um Código de Conduta e um programa de diversidade que orientam suas práticas. Está constantemente fortalecendo suas ações de conscientização, treinamento e aprimoramento de processos para manter um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo.”

Arquivos