O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) assinou nesta semana, em Salvador (BA), dois termos de cooperação técnica com órgãos do Governo do Estado da Bahia, com o objetivo de impulsionar ações de saúde sexual e reprodutiva, igualdade racial e de defesa dos direitos das mulheres.
O acordo foi firmado com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O evento de assinatura dos termos teve a presença da nova representante do UNFPA no Brasil, Astrid Bant.
A cerimônia foi marcada pela consternação com o assassinato da jovem Elitânia de Souza Hora, uma suspeita de feminicídio, ocorrido dois dias depois da abertura da mobilização anual dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.
Políticas para as mulheres
Durante a manhã, Bant e a oficial de projetos do UNFPA, Michele Dantas, reuniram-se com a secretária da SPM, Julieta Palmeira, a chefe de gabinete, Daniela Costa, e a assessora especial Isis Macagnan.
A deputada estadual Olívia Santana, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba), também esteve presente.
A representante do UNFPA, Astrid Bant, destacou durante os encontros a parceria de longa data do estado da Bahia com o Fundo de População da ONU.