quinta-feira, 11 setembro, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Gastronomia e diversão — vem aí o 3º Festival do Beiju de Irará

Beiju recheado ou beiju hidratado com beterraba, cenoura, couve, chocolate, cupuaçu e outros inimagináveis sabores? A cada dia que passa, a possibilidade de preparar essa iguaria com diversos alimentos, inclusive com os mais saudáveis, só aumenta, não é mesmo? E beiju colorido, já experimentou? Não? Então, não perca essas e outras possibilidades gastronômicas feitas com polvilho (no Sul e Sudeste) e com goma de tapioca, (no Norte e no Nordeste), que serão apresentadas no 3º Festival do Beiju de Irará, município baiano, situado a 130 km de Salvador. Além da culinária de dar água na boca, feita com enorme carinho pelas quituteiras e quituteiros locais, o evento — que este ano será totalmente colaborativo — terá outras diversões: encontro de cantores, feira de arte, manifestações culturais da região, mostras fotográficas e muito mais.

Quem quiser conferir, é só chegar no Clube de Campo Iraraense, com um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas pela Manas Produções, a empresa organizadora do festival, para duas entidades locais: a Escola Agrícola e o Abrigo de Idosos de Irará, ambas passando por um momento de prolongada crise.
 

SOBRE IRARÁ — O município que serve de palco para o festival tem mais de 470 casas de farinhas registradas como produtoras de beiju e derivados da mandioca, conforme informado pela Associação Cultural dos Moradores de Juazeiro. Nos anos 80 e 90, a cidade era famosa pelo comércio de boa carne bovina e de abacaxi saborosos. Atualmente, Irará se destaca pelo cenário agrícola, tendo os produtos da mandioca como carro-chefe, de fomento à economia e a cultura local. Irará, inclusive, já foi premiada com sua excelência pela produção e qualidade na fabricação de farinha de copioba.

Como até o momento da escrita desta matéria não havia nenhum patrocínio governamental garantido, é bem possível que o 3º Festival do Beiju de Irará aconteça graças apenas ao apoio de pequenos comerciantes e empresários de Irará,  que se uniram de forma colaborativa à associações rurais e comunidades quilombolas para não deixar o evento descontinuar, segundo suas organizadoras.

Beiju sendo preparado no capricho.

PROGRAMAÇÃO — No sábado, 14 de dezembro, o festival será aberto às 15:00h, com uma feira de artes e apresentações de músicos e grupos locais. Haverá exposições de fotos de agricultores da região, mostra de quadros, feira de agricultura familiar, rodas de conversas e apresentações da Quadrilha Nova Tradição. A partir das 21h, a vez será dos músicos Del Feliz,  Beth Dias e Van Junior animarem os participantes.

No domingo, dia 15, a movimentação começa às 9h com o Encontro de Beijuzeiras. Depois, tem apresentação dos cordelistas Kitute de Licinho, Danilo Lumiano e Violeiro e Cantador. O festival será encerrado — ainda no domingo, cujo programa vespertino recomeça às 14h com o Coral Infanto- Juvenil do Recôncavo. Depois, os artistas Val Macambira e Nilson Aquino colocam todo mundo para cantar e dançar


Além de gastronomia, o 3º Festival do Beiju de Irará terá artistas como Del Feliz.
 

O quê — 3º Festival do Beiju de Irará

Onde — Irará, Bahia

Quando — 14 e 15 de dezembro

Ingresso — 1 kg de alimento não perecível

Entidades beneficiadas: Escola Agrícola e o Abrigo de Idosos de Irará


Aluna da Escola Agrícola de Irará. Foto Lucy Anunciação.
 
 
 
 

Arquivos