Quatrocentos jovens celebraram, nesta segunda (15), a conclusão da primeira fase do programa Geração SSA, em cerimônia no Doca 1, no Comércio. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Escola do Caos.
A formação ofereceu curso gratuito, certificado e um tablet novo para apoiar os estudos. O programa atende jovens de 16 a 25 anos, tem duração de até seis meses e funciona em formato híbrido e presencial.
Os participantes puderam escolher entre seis áreas: construção civil, saúde, varejo, logística e arte e entretenimento. Durante o curso, houve disciplinas como soft skills, empreendedorismo, competências socioemocionais e networking.
O prefeito Bruno Reis (União) destacou o alcance do programa e anunciou a continuidade. “Fomos buscar a Escola do Caros, que é o que há de melhor em formação no Brasil, que presta serviços para grandes empresas como a Google, como o Itaú, e que topou o desafio de, pela primeira vez, trabalhar pelo poder público, de qualificar os nossos jovens de Salvador. Vamos agora iniciar a segunda etapa. Com isso, eu tenho certeza de que os jovens estarão preparados para as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho, com os novos desafios que estão sendo exigidos por conta dos avanços da tecnologia, da inovação, da IA”, afirmou Bruno Reis.
O prefeito ressaltou que o programa atende tanto quem quer empreender quanto quem busca vaga no mercado formal. Ele informou que mais 3,7 mil novas vagas do Geração SSA estão com inscrições abertas.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, afirmou o impacto social do projeto. “Investir na nossa juventude é investir no futuro de Salvador. Cada jovem da nossa cidade tem valor e tem potência, e o Geração SSA nasce justamente para abrir portas, derrubar barreiras e ampliar horizontes”, disse.
“A gente acredita que, quando a juventude tem acesso a capacitação de qualidade, a oportunidades reais de crescimento e a um ambiente que acolhe e estimula o protagonismo, ela se torna capaz de transformar não apenas a sua própria vida, mas também a vida da comunidade e da cidade como um todo. Essa é uma Salvador que estamos construindo, uma cidade inclusiva, inovadora e feita para gerar felicidade e oportunidades”, acrescentou Ana Paula Matos.
Oportunidades
A coordenadora do programa é a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). As atividades virtuais ocorreram pela plataforma do Geração SSA e pelo Google Meet. As aulas presenciais foram realizadas no edifício da Secretaria Municipal de Gestão (Semge).
Cris Moura, diretora de Trabalho e Qualificação da Semdec, explicou a lógica da formação. “São jovens inovadores, empreendedores e cheios de potencial, que agora têm mais ferramentas para decidir de que forma querem gerar renda e construir suas carreiras. A gente acredita muito que a qualificação é o meio para isso. Trabalhamos com a intermediação de candidatos para o mercado de trabalho, por meio do Simm, e ainda identificamos que muitos acabam não conseguindo ocupar uma posição pela falta de preparo, seja pela competência técnica ou até mesmo pela comportamental”, acrescentou.
O diretor da Escola do Caos, Felipe Bragatto, detalhou números do programa desde 2024. “É um desafio e tanto olhar para o presente para construir um futuro, além de gratificante olhar para esses jovens e constatar que eles possuem mais potencial do que a gente já enxergava. Temos a certeza de que esse programa é único, inovador e que contribui para que todas as pessoas envolvidas possam fazer diferente”, afirmou.
Para Sara Cavalcante, 22 anos, a oportunidade gera ganhos práticos. “Foi muito importante porque trouxe reflexões sobre autoconhecimento e comportamento no ambiente de trabalho. Fiz as aulas online, que me ajudaram a conciliar com meu emprego, e tenho certeza de que vou levar esse aprendizado para minha vida”.
Leandro Matos, 19 anos, que cursa Nutrição, avaliou a entrega do tablet como incentivo. “O curso me deu mais clareza sobre o caminho que quero seguir. A divisão por áreas ajudou bastante, principalmente em saúde, que tem relação direta com a minha formação. Gostei bastante da iniciativa de entrega do tablet, pois acredito que seja um grande incentivo para continuar estudando”, avaliou.
Inscrições e próximas vagas
Com a primeira etapa concluída, o Geração SSA abriu mais de 3,7 mil vagas para jovens de 16 a 25 anos. As aulas serão realizadas pelo aplicativo do programa e as inscrições podem ser feitas online, através deste link e presencialmente.
Além do cadastro via aplicativo, as inscrições podem ser feitas nas dez unidades de Prefeitura-Bairro de Salvador: Barra/Pituba; Cabula/Tancredo Neves; Cajazeiras; Centro/Brotas; Cidade Baixa; Itapuã/Ipitanga; Liberdade/São Caetano; Pau da Lima; Subúrbio/Ilhas; e Valéria.
O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio, também recebe inscrições para jovens sem acesso à internet. As vagas ficam abertas até serem ocupadas na totalidade.