terça-feira, 31 março, 2026

EXPEDIENTE | CONTATO

Governador da Bahia anuncia medida para reduzir preço do diesel

Da Redação

A Bahia vai aderir ao esforço fiscal proposto pelo governo federal para conter a alta do diesel, impactado pela guerra no Oriente Médio. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que confirmou a participação do Estado na política de estabilização do combustível.

Com a medida, o subsídio de até R$ 1,20 por litro do diesel importado será dividido entre União e Estado. Cada ente ficará responsável por R$ 0,60 por litro, numa tentativa de reduzir os efeitos da alta sobre consumidores e setores produtivos.

Desde o início da crise internacional, o governo baiano afirma atuar em alinhamento com as ações federais para minimizar impactos econômicos, especialmente entre trabalhadores mais afetados pelo aumento dos combustíveis.

“Determinei que a Bahia participe desse esforço, assumindo metade do custo da subvenção, em alinhamento com o governo do presidente Lula e com o compromisso de proteger a economia da nossa população”, afirmou o governador.

Alternativa ao ICMS

A adesão ocorre após a União apresentar uma alternativa à isenção do ICMS sobre a importação do diesel, que enfrenta entraves legais. Segundo Jerônimo Rodrigues, a solução encontrada é viável diante do cenário atual.

“Estamos em condições de dar essa contribuição, que é um esforço fiscal responsável para proteger a economia popular e garantir o abastecimento”, reforçou.

Fiscalização reforçada

Além da participação no subsídio, o governo estadual anunciou que vai intensificar a fiscalização na cadeia de distribuição e comercialização de combustíveis. O objetivo é evitar práticas abusivas e garantir que a redução chegue ao consumidor final.

A medida busca assegurar que o impacto positivo da política de estabilização seja efetivamente sentido pela população, especialmente em um contexto de pressão nos preços causada pelo cenário internacional.

Publicidade

Arquivos