terça-feira, 29 julho, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Governadores e secretários querem restrições para viajantes do Reino Unido

Segundo a coluna Painel, da Folha, mesmo com a nova variante do coronavírus identificada na região, governo federal não planeja adotar medidas do tipo no Brasil.

Governadores e secretários estaduais querem que o presidente Jair Bolsonaro tome medidas para restringir o acesso de viajantes que saiam do Reino Unido, após descoberta de uma mutação do coronavírus. A informação é da coluna Painel, da Folha.

Depois que o governo britânico tornou mais forte o lockdown em Londres e em outras cidades, diversos países já endureceram regras. Auxiliares do presidente da República dizem, no entanto, que não deve haver nenhuma ação do Brasil nesse sentido. Para eles, é suficiente uma portaria da semana passada, que exige apresentação de teste negativo de Covid-19 para a entrada no país.

“Estamos pedindo medidas para evitar importação do Reino Unido e outros do vírus com mutação. É prudente que o Brasil estabeleça regras de restrição ou, sendo possível, quarentena para voos e passageiros vindo do Reino Unido. Ainda se sabe pouco sobre a mutação, e na dúvida, é a proteção da vida em primeiro lugar. Até que se tenha mais conhecimento”, afirma Wellington Dias (PT-PI), governador do Piauí. Ele avalia que o ideal seria uma total restrição, como mais de 40 países já fizeram, ou quarentena mínima de 7 dias. Os secretários de Saúde compartilham a mesma opinião.

Arquivos