O Governo da Bahia lançou um novo pacote de medidas voltadas ao fortalecimento da Segurança Pública. O anúncio foi feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), nesta terça-feira (4), e envolve investimentos em infraestrutura, tecnologia, efetivo policial e inclusão social.
As novas ações incluem concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocação de 85 oficiais da PM, 41 bombeiros, 153 policiais penais e a entrada em serviço de dois mil novos PMs até o fim do ano, além do chamamento de 600 reservistas da corporação.

Até dezembro de 2025, o governo também prevê a entrega de 500 novas viaturas, a construção de 66 unidades operacionais das forças policiais e a ampliação em 1.756 vagas no sistema prisional.

“Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, melhoram as condições de quem atua na linha de frente e ampliam a nossa capacidade de prevenção e resposta. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O pacote inclui a implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência, a construção do novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PM e da nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A modernização tecnológica também será ampliada com drones para monitoramento de grandes eventos e equipamentos de análise de adulteração de combustíveis e bebidas, reforçando o trabalho pericial e investigativo.
De acordo com o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, as medidas consolidam um novo modelo de atuação integrada.
“A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e eficiência na segurança pública. Estamos investindo na ampliação do efetivo, na formação de novos profissionais e em tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas em todas as regiões do estado”, destacou.
Ações de prevenção e inclusão
O programa “O Bahia Pela Paz” será expandido, com 149 escolas transformadas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana e 24 novos coletivos culturais até 2026.
Já o “Corra pro Abraço” chegará aos municípios de Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas, enquanto Salvador ganhará a Unidade Feminina de Semiliberdade e novas escolas reformadas em áreas prioritárias. Estão previstas ainda três Casas da Mulher Brasileira e três Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE).
Investimentos já realizados
Desde 2023, o estado já aplicou mais de R$ 1 bilhão na área de segurança, em uma estratégia que une inteligência, integração e valorização profissional. Nesse período, foram 7.300 novos agentes incorporados por meio de concursos e convocações, além de 2.084 PMs e 422 bombeiros em formação.
Também foram entregues 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos, 3.787 armas de grosso calibre e um novo helicóptero para o Corpo de Bombeiros.
O estado possui o maior centro de operações integradas da América Latina, composto por 19 unidades interligadas. O sistema de reconhecimento facial, presente em 81 municípios, já contribuiu para mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025. Além disso, câmeras corporais estão sendo instaladas em unidades operacionais, ampliando a transparência e o controle das ações policiais.
Confira, abaixo, as medidas anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues:
Investimento
-Novos concursos para a Polícia Civil (750 vagas, sendo 500 investigadores, 150 escrivães e 100 delegados);
-Convocação de concursados – 85 oficiais da PM e de 41 oficiais do Corpo de Bombeiros Militares (41);
-Convocação de mais 600 policiais militares da reserva;
-Entrada em serviço de 2 mil novos policiais militares, com formatura prevista para dezembro;
-Convocação de 153 policiais penais – Turma 2;
-Início do curso de formação para 267 policiais penais da Turma 1 – em novembro;
-Serão entregues cerca de mais 500 viaturas para as forças policias, até dezembro de 2025;
-Entrega de 66 novas unidades no interior, sendo 24 delegacias, 35 pelotões e mais 07 unidades do DPT (sendo 5 salas lilás para atendimento às vítimas de violência contra as mulheres);
-Ampliação de 1.324 novas vagas no sistema penitenciário e requalificação de 432 vagas existentes, totalizando 1.756 vagas
Inteligência e Investigação
-Publicação da Portaria de implantação do Programa de Policiamento Orientado pela Inteligência;
-Construção do novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP);
-Construção da nova sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT);
-Entrega de mais 40 drones para monitoramento de grandes eventos e operações estratégicas;
-Aquisição de 2 equipamentos para análise de adulteração de combustíveis e bebidas
Integração
-Integração territorial, com a implantação das novas unidades e fortalecimento de estruturas regionais;
-Expansão das parcerias com guardas municipais e sistemas de vigilância locais;
-Endurecimento do Combate ao crime organizado e facções, com o apoio ao Projeto de Lei Anti-Facção e a PEC da Segurança Pública do Governo Federal;
-Construção e implantação de 3 Casas da Mulher Brasileira (Irecê, Itabuna e Feira de Santana) em parceria com as prefeituras, governo federal e sistema de justiça;
-Construção de 3 Centros Comunitários pela Vida – CONVIVE, em parceria com o governo federal e municípios (Juazeiro, Feira de Santana e Salvador)
Inclusão
Ampliação do Programa Bahia Pela Paz, com:
-Ampliação em 149 novas escolas abertas nos finais de semana;
– 24 coletivos Bahia pela Paz na capital e no interior do estado, até junho de 2026;
-Ampliação do Corra pro Abraço para 3 municípios(Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas);
-Inauguração da Unidade Feminina de Semiliberdade para adolescentes em conflito com a Lei em Salvador;
-Reforma de escolas estaduais nos territórios do Bahia pela Paz, em Salvador;
-Editais de cultura destinados às organizações que atuarão junto aos Coletivos do Bahia Pela Paz
