O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizaram nesta sexta-feira (17) a convocação da empresa vencedora da licitação para implantação dos sistemas de telecomunicações, sinalização e controle do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana.
A agenda incluiu visita às obras dos Lotes 1 e 2, começando pelo Pátio da Calçada. A iniciativa é executada pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e representa uma nova fase do projeto que já reúne mais de 2.000 trabalhadores e soma investimento total de R$ 5,4 bilhões.

As intervenções seguem em ritmo acelerado e tornaram-se referência na capital. O primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, já registra 40% de avanço físico, enquanto o segundo, de Paripe a Águas Claras, alcançou 20%.
Jerônimo ressaltou que o VLT transforma o Subúrbio Ferroviário e a Cidade Baixa em “regiões modernas e valorizadas”. “Salvador se coloca como uma cidade moderna, com metrô, com o VLT e, em breve, com a Ponte Salvador-Itaparica. São obras que transformam o cotidiano e fortalecem a economia local”, afirmou o governador.
O governador informou ainda que a expectativa é que “os primeiros trens cheguem ainda neste ano para o início da fase de testes”. Segundo ele, a execução do VLT está articulada com outras ações de infraestrutura, como a requalificação da Feira de São Joaquim, a recuperação do entorno do comércio, o serviço de macrodrenagem e investimentos em turismo e urbanização.
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e o presidente da CTB, Eracy Lafuente, acompanharam a visita, entre outras autoridades. A presença institucional reforça a coordenação entre os entes responsáveis pela obra.
Protagonismo e integração
O ministro Rui Costa destacou a capacidade de execução e o planejamento integrado entre governo federal e estadual.
“Além do VLT, há um conjunto de intervenções que estão transformando Salvador e a Região Metropolitana — como a Ponte Salvador-Itaparica, o novo Hospital Metropolitano, as requalificações de encostas e avenidas estruturantes e a ampliação da rede escolar — garantindo mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico”, afirmou Rui Costa.
Rui também ressaltou o modelo de transporte que prioriza integração e acesso da população de baixa renda. Ele explicou que o sistema baiano é “um dos poucos do país com tarifa única, permitindo o uso combinado de metrô, ônibus e VLT com o pagamento de uma só passagem”. “Isso representa um esforço do governo para subsidiar o transporte público e assegurar que as pessoas possam se deslocar com conforto e dignidade”, completou o ministro.
Emprego e oportunidades
As obras do VLT empregam cerca de 2.200 trabalhadores, movimentando a construção civil e gerando renda para centenas de famílias. A pedreira Bianca Oliveira, 27 anos, que atua há sete meses na obra, disse que o trabalho representa “uma virada pessoal e profissional”: “Antes era difícil, mas hoje em dia com o VLT e outras obras, não está muito complicado achar trabalho não. Eu gosto do que faço e estou buscando melhorar a cada dia”.
O projeto também atrai interesse internacional. O consórcio responsável pelos sistemas de controle e telecomunicações iniciou tratativas com a chinesa CRRC, especialista em tecnologia ferroviária, que enviou comitiva para conhecer as obras. “A comitiva chinesa veio a Salvador para apresentar soluções, tecnologia e avaliar futuras parcerias, especialmente na área de sinalização e controle”, afirmou o empresário Márcio Mizukami.
Moradores e comerciantes das áreas próximas relatam expectativa por melhorias no dia a dia. O vendedor de acarajé Jean dos Santos Silva, do Lobato, afirmou que o VLT trará “mais conforto, segurança e economia de tempo”: “É muito trabalho para ir até o comércio comprar as coisas, o transporte é ruim. Com o VLT, vai ser melhor para todo mundo, para o comércio e para quem vive do trabalho”, disse.