quinta-feira, 21 novembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Governo evita nomeação política e escolhe técnico para presidir a Codeba

O engenheiro mecânico José Alfredo de Albuquerque e Silva, especialista em portos, foi nomeado para a presidência da Codeba – Companhia de Portos do Estado da Bahia, que administra os portos de Aratu, Salvador e Ilhéus. Albuquerque e Silva substitui Rondon Brandão do Vale que pretendia ficar no cargo com o apoio do deputado José Rocha, mas o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, insistiu em uma nomeação técnica.

Para o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, a nomeação de José Alfredo atende, mais uma vez, ao desejo do Governo Federal de que as administrações das Companhias Docas sejam comandadas por profissionais com perfil técnico e comprovada capacidade de gestão. “Temos certeza de que José Alfredo fará um trabalho de excelência na Bahia”, avaliou. Silva já atuou como presidente dos Conselhos de Autoridades Portuárias dos portos de Rio Grande (RS), do Pará e do Ceará. Em seu último cargo, ele foi diretor de Relações com o Mercado e Comunidade na Companhia Docas de São Paulo (Codesp), onde acumulou a função de diretor-presidente interino até a posse de Casemiro Tércio Carvalho, em fevereiro deste ano.

O nome já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Codeba. O deputado federal também foi vencido na sua pretensão de manter a ex-presidente da UPB, Maria Quitéria, na gerência de assuntos estratégicos e ela foi transferida para um cargo menor.

Arquivos