Grupo Aratu de Comunicação celebra dois anos da marca, somados às 5 décadas da TV, expansão do sinal digital para Jequié, plataforma de conteúdo colaborativo e Cidade Aratu no ar
Para o Grupo Aratu de Comunicação, apesar de estar no calendário há apenas dois anos, o dia 30 de janeiro representa a consolidação de uma história de mais de 50 anos, iniciada com a estreia da TV Aratu em março de 1969. Foi nesta data de janeiro, em 2020, no palco do Teatro Castro Alves, que o conglomerado apresentou, oficialmente, sua marca.
“O Grupo Aratu existe há muitos anos, com atuação forte e ativa no mercado, mas não tinha uma marca com um conceito de identidade visual. Então, aproveitamos a comemoração dos 50 anos da TV Aratu para apresentar esta marca e ressaltar as cinco empresas abraçadas por ela”, explica Ana Coelho, CEO do grupo.
No ramo de mídia ON e OFF, o conglomerado de comunicação segue inovando e trazendo novidades para a população e anunciantes. Em outubro de 2021, o sinal digital da TV Aratu chegou em Jequié, para os mais de 150 mil moradores da cidade, no sudoeste da Bahia, que passaram a acompanhar toda a programação através do canal 25.1. Expandir o sinal para outras áreas de um estado tão grande como a Bahia, para Ana, “é mais um passo importante para o mercado de conteúdo e entretenimento locais, alinhado com o propósito do Grupo Aratu de circular informação de qualidade, acessível para os mais distintos públicos alcançados, compartilhando fatos, histórias e entretenimento para os baianos”.
Com a proposta da comunicação 360°, o grupo se define como multimídia, multiplataforma e multiconteúdo, integrando e retroalimentando os espaços on e off, a exemplo do Aratube, plataforma de conteúdo colaborativo lançada no final de 2021, disponível para qualquer usuário fazer upload de vídeos, textos e áudios. A nova plataforma já tem mais de 2 mil inscritos, 770 conteúdos compartilhados, sendo mais de 200 em vídeo. Estas produções são triadas e compartilhadas com os espectadores da TV Aratu e leitores do Aratuon. Cerca de 100 sugestões já renderam reportagens na emissora.
No ar há 52 anos, a afiliada do SBT na Bahia lançou a Cidade Aratu, transmitida diariamente, de 11h às 14h15, com apresentação de quadros, matérias, apresentações musicais e outros convidados, feita por cinco jornalistas. A grande completa da emissora – que foi a primeira a transmitir imagem em cores – contempla mais de 40 horas semanais de conteúdo próprio na telinha.
E mais – No segmento de publicidade Out Of Home (OOH), o Grupo Aratu de Comunicação detém as empresas Ei! Mídia Exterior, Brasília Mídia Exterior, sediada na capital de mesmo nome, e a Chaves Outdoor, empresa de 84 anos que detém uma das maiores coberturas de placas em Salvador, contando com quase 200 placas tipo outdoor, frontlights ou sequencial espalhadas em pontos estratégicos dos principais bairros e avenidas da cidade.
No ramo dos eventos, a TV é idealizadora do Galinho, grande festival da cultura nordestina que abre os festejos juninos de Salvador para todo o estado, e garante grandes audiências com a transmissão do carnaval de Salvador durante o SBT Folia. Quando a bola rola, a emissora também faz bonito, sendo transmissora oficial da Copa do Nordeste pelo quinto ano consecutivo. Também estreou, em janeiro desde ano, em parceria com a Liga Salvador, a primeira Liga de Campeões da Várzea, campeonato local que reúne times de 20 bairros populares de Salvador e região metropolitana. A competição tem 40 partidas previstas até 29 de maio.
Cobertura – Com a expansão do sinal digital para Jequié, a programação da TV Aratu, afiliada do SBT, chega a mais de 6 milhões de espectadores na Bahia, em 40 municípios estratégicos do estado, como Salvador e região metropolitana, Feira de Santana e mais de 15 cidades do entorno, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Juazeiro, Jequié, entre outros, e ainda Petrolina, em Pernambuco.