Com carga horária de 20 horas e iniciadas no último dia 6, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador promove mais uma edição do curso de defesa pessoal voltado para mulheres, desta vez em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM). A atividade será encerrada no dia 30, com um aulão na sede da GCM, na Avenida San Martin.
Nesta segunda-feira (23) a aula reuniu 15 mulheres, entre 18 e 45 anos, residentes nos bairros de Pernambués, Saramandaia e Boca do Rio, na sede do instituto, no estacionamento G2 do Salvador Shopping. Na ocasião, o instrutor e guarda municipal Sidclei Silvio apresentou os movimentos com base no goshin-jutsu, técnica de defesa pessoal no judô.
“O curso vai beneficiá-las, porque primeiro elas irão conhecer o que são as violências física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. Conhecendo esses conceitos, elas vão despertar para situações de violência e saber quais órgãos devem procurar. Além disso, as mulheres vão criando rede de amizades e formando uma espécie de centro de apoio que vai além da esfera institucional”, enfatizou o coordenador de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da GCM, James Azevedo.
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS