Salvador foi citada como caso de sucesso no guia internacional “Designing for Safe Speeds”, que reúne 86 exemplos de ruas mais seguras, lentas e centradas nas pessoas ao redor do mundo. O documento, publicado pela Global Designing Cities Initiative (GDCI) com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), destaca a Zona 30 do Bonfim, implementada em 2021 pela Prefeitura de Salvador.
A intervenção reduziu o limite de velocidade de 50 km/h para 30 km/h, requalificou 400 m² de espaço público e criou uma nova praça com bancos, mobiliário urbano e elementos de lazer, segundo a Transalvador. Com a menção no guia, Salvador passa a integrar uma lista de metrópoles reconhecidas internacionalmente, ao lado de cidades como Nova York, Paris, Bogotá e Milão. O guia foi lançado oficialmente em 1º de outubro, em Bogotá.
Para o superintendente da Transalvador, Diego Brito, a inclusão no guia valida o caminho adotado pela cidade. “Esse reconhecimento mostra que Salvador está alinhada com as melhores práticas de mobilidade do mundo. Ao reduzir a velocidade, não apenas salvamos vidas, mas também devolvemos à população um espaço de convivência mais humano e inclusivo”, afirmou.

Os resultados da Zona 30 foram rápidos e expressivos. De acordo com a Transalvador, o número de pedestres circulando na pista de veículos caiu 89%, e 91% dos motoristas passaram a respeitar o limite de 30 km/h. Além de ganhos em segurança, a intervenção aumentou a sensação de pertencimento dos moradores e fortaleceu a convivência comunitária.
A diretora executiva da GDCI, Skye Duncan, reforça o papel do desenho urbano na preservação de vidas: “A forma como desenhamos nossas ruas desempenha um papel fundamental na velocidade com que os veículos circulam, em quem pode acessar as vias de forma segura, em como as pessoas se deslocam e, em última instância, influencia em quem vive e quem morre.” Segundo ela, as estratégias do guia servem de base para promover ruas mais habitáveis e sustentáveis mundialmente.