Da Redação
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) enfrenta um cenário crítico nos estoques de sangue e faz um apelo urgente à população para garantir o atendimento aos pacientes da rede hospitalar pública em todo o estado. Atualmente, todos os tipos sanguíneos estão com níveis inferiores a 24 horas de atendimento, o que acende um alerta para a necessidade de mobilização imediata de doadores.
O início do ano é tradicionalmente marcado por uma queda no número de doações, influenciada por fatores como feriados prolongados, férias escolares e viagens. Essa redução compromete a reposição dos estoques justamente em um período em que a demanda tende a aumentar.
Com o crescimento do fluxo nas estradas durante as festas de fim de ano e férias, o risco de acidentes de trânsito é maior, o que eleva a necessidade de transfusões sanguíneas. Além disso, a Hemoba segue atendendo pacientes em tratamento contínuo, cirurgias e situações de emergência, o que mantém a demanda elevada.
“Historicamente, o início de janeiro é um dos períodos mais desafiadores para a manutenção dos estoques de sangue, em razão da redução no número de doadores. Mas esse também é um momento de refletir sobre solidariedade, cuidado e amor ao próximo. Cada bolsa doada representa esperança para pacientes que lutam pela vida. Por isso, reforçamos o chamado para que doadores regulares e pessoas aptas a doar procurem as nossas unidades de coleta na capital e no interior”, destaca o diretor-geral da Hemoba, Luiz Catto.
Onde doar
Em Salvador, o posto temporário no Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de janeiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. As unidades fixas atendem nos seguintes horários: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de terça a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
As informações sobre horários de atendimento das 20 unidades de coleta no interior do estado estão disponíveis no site oficial da Hemoba.
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, enquanto pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de evitar fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento. Também é necessário ter dormido ao menos seis horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e apresentar documento oficial com foto válido em todo o território nacional.
