quinta-feira, 24 abril, 2025

EXPEDIENTE | CONTATO

Hospital Santa Izabel alcança marca de 100 cirurgias robóticas

O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô Da Vinci, equipamento avançado que permite realizar procedimentos menos invasivos e com mais precisão.

O marco de 100 cirurgias realizadas com o uso do robô Da Vinci aconteceu seis meses após a chegada do equipamento. “Este investimento possibilita mais soluções em saúde por meio de um equipamento tecnológico moderno, que evidencia o pioneirismo da Santa Casa quando se trata de novos e eficazes tratamentos e procedimentos cirúrgicos”, afirma Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.

 Para operar com o robô, a equipe médica precisou passar por um intenso treinamento de qualificação.

Dez médicos precisaram passar pelo treinamento para estarem aptos a operar com o robô, sendo que quatro fizeram esse treinamento nos Estados Unidos e seis na Colômbia. Além disso, mais de 25 pessoas da equipe de enfermagem do hospital passaram por uma intensa capacitação, como forma de prepará-las para participar dos procedimentos que seriam realizados com o Da Vinci.

As operações com o robô impactaram ainda na produção científica, com a apresentação de dois trabalhos no Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização, realizado recentemente em São Paulo.

Ideal para cirurgias que envolvam alto detalhamento anatômico ou realizadas em pequenos espaços e cavidades, o Da Vinci já foi utilizado no Santa Izabel em intervenções urológicas, torácicas, oncológicas, proctológicas e ginecológicas.

Arquivos