O sistema de pagamentos Pix enfrenta instabilidade nesta sexta-feira (7), de acordo com relatos nas redes sociais de clientes de várias instituições financeiras, como Nubank, Bradesco e Itaú. Os problemas começaram a ser registrados por volta das 12h30 no site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online.
O Banco Central informou, em nota, que seus sistemas estão operando normalmente, mas reconheceu que alguns participantes enfrentaram dificuldades de acesso devido a problemas na Rede do Sistema Financeiro Nacional. O órgão afirmou que planos de contingência foram ativados e que a situação está voltando à normalidade.
A rede facilita a troca de dados relacionados a pagamentos, transferências e outras operações financeiras para o funcionamento de serviços autorizados pelo Banco Central.
O Bradesco confirmou que Pix apresentou breve intermitência no início desta tarde, afetando todo o mercado. “O serviço já foi regularizado e funciona normalmente”, disse o banco, em nota.
O Itaú afirma que não identificou “falhas nos nossos ambientes internos do banco”. O Nubank diz que, “após uma breve indisponibilidade, pagamentos via Pix estão funcionando normalmente”.
Nas redes sociais, a hashtag “O Pix” já acumula mais de 13 mil publicações, com muitos usuários comentando sobre as falhas. O Downdetector registrou um pico de 1.622 queixas sobre o serviço fora do ar.
Ana Paula Branco, Folhapress
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Arquivo