Obrigatório em todas as maternidades, de acordo com a Lei 13.002 de 2014, o Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vem realizando desde janeiro o Teste da Lingüinha, que possui o objetivo de avaliar o frênulo da língua em recém-nascidos. A intenção é identificar se o bebê nasceu com anquiloglossia, conhecido popularmente como língua presa. O diagnóstico e tratamento precoce dessa alteração evita que as crianças tenham limitações dos movimentos da língua que podem comprometer a sucção,deglutição, mastigação e a fala.
De acordo com a Cartilha do Teste da Lingüinha (2014), a língua presa é uma alteração comum, mas muitas vezes ignorada. Ela está presente desde o nascimento, e ocorre quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando seus movimentos. No Iperba, o exame é feito por uma profissional de fonoaudiologia, que eleva a língua do bebê para observar se ela está presa, com espessura adequada e no lugar correto.
Os bebês que possuem língua presa têm uma grande probabilidade de desmame precoce, pois durante a amamentação a língua é impedida de realizar os movimentos adequados. Conforme explica a fonoaudióloga do Iperba, Fabiana Barros, essa alteração machuca a mama da mãe, já que o bebê precisa fazer mais força para não perder o bico do peito. Sem mamar de forma eficiente, o bebê apresenta dificuldade no ganho de peso e apresenta alterações no comportamento, ficando com alto nível de irritabilidade durante a amamentação.
Em média, 10% dos bebês nascidos no Iperba têm língua presa. Quando diagnosticado a alteração, o bebê é encaminhado para realizar o procedimento de liberação do frênulo lingual – popularmente conhecido como “pique no frênulo” – ainda durante o seu internamento na maternidade. O procedimento é simples, mas deve ser feito por um profissional médico ou dentista. No mesmo instante, o bebê vai para o peito da mãe, onde é avaliado pelo fonoaudiólogo o sucesso da cirurgia com o novo padrão de sucção.
Os bebês que são detectados com um frênulo mais grosso, e por isso possuem risco de sangramento mais intenso, são direcionados, por meio da parceria com odontólogos do Iperba, para um serviço externo com estrutura para realização de procedimentos mais complexos. A meta é que todos os bebês nascidos no Iperba realizem o Teste da Lingüinha na unidade.
Nos casos em que a anquiloglossia não é resolvida nos primeiros meses de vida, a criança/adolescente pode ter comprometimento nos padrões da mastigação, deglutição e fala, apresentando dificuldade em pronunciar algumas letras, como o ‘L’ e o ‘R’, sendo este motivo de bullying na escola.