Da Redação
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA) prorrogou até 25 de fevereiro o prazo para pagamento antecipado do IPVA 2026 com desconto de 15%. A decisão foi tomada após o grande volume de acessos ter provocado instabilidade nos sistemas de pagamento nos últimos dias. Pelo calendário original, o benefício se encerraria nesta terça-feira (10).
Segundo a Sefaz-BA, a nova data também levou em consideração o período do Carnaval. As demais datas previstas no calendário do IPVA 2026 seguem inalteradas.
O desconto de 15%, considerado um dos maiores do país, é válido exclusivamente para pagamento à vista do imposto. A quitação pode ser feita pela plataforma ba.gov.br ou nos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, mediante a informação do número do Renavam. O abatimento é aplicado automaticamente em todas as plataformas e vale apenas para o IPVA.
A Sefaz-BA e o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alertam que, para que o veículo esteja totalmente regularizado, é necessário quitar o licenciamento integrado, que reúne o IPVA, a taxa de licenciamento anual e eventuais multas de trânsito.
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado ao endereço do contribuinte. Após o pagamento do licenciamento, o documento deve ser emitido digitalmente no ba.gov.br, podendo ser salvo no celular ou impresso.
Pagamento via Pix
O pagamento à vista do IPVA pode ser feito via Pix, em qualquer instituição bancária. Já o licenciamento integrado pode ser quitado de forma totalmente digital pela plataforma ba.gov.br. Para isso, o contribuinte deve acessar o sistema com usuário e senha, selecionar a opção “Pagar Licenciamento Cota Única”, informar o Renavam e gerar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que já contém código de barras e QR Code do Pix.
O acesso ao ba.gov.br também pode ser feito com os dados do gov.br, plataforma digital unificada do Governo Federal. As instituições Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob também oferecem a opção de pagamento do licenciamento integrado.
Outras formas de pagamento
Quem não conseguir aproveitar o desconto de 15% até 25 de fevereiro ainda poderá pagar o IPVA 2026 com 8% de desconto, desde que o valor integral seja quitado até a data de vencimento da primeira cota do parcelamento, conforme o final da placa do veículo.
Também é possível parcelar o imposto em cinco vezes, sem desconto, de acordo com o calendário anual. Nessa modalidade, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser quitadas até o prazo final da cota única ou da quinta parcela.
O parcelamento do IPVA só é permitido para débitos iguais ou superiores a R$ 120. Já débitos de exercícios anteriores a 2026 só poderão ser parcelados se forem pagos juntamente com o imposto do exercício atual.
