Augusto Castro (PSD) disse que cenário de gestões anteriores foi revertido, o que garantiu eficiência administrativa e aprovação das contas
As contas relativas ao exercício de 2022 da Prefeitura de Itabuna, na gestão do prefeito reeleito Augusto Castro (PSD), foram aprovadas, nesta quinta-feira, 21, pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). É o segundo ano consecutivo que as contas da administração são aprovadas.
A gestão enfrentou inúmeros desafios, como as consequências da pandemia de Covid-19 e das enchentes de dezembro de 2021. Entre as ações destacam-se o Auxílio Emergencial, que distribuiu R$ 3 mil a mais de 3,5 mil famílias afetadas pela tragédia, além do aluguel social de R$ 500, ainda vigente para as famílias remanescentes.
Houve ainda a aplicação de recursos acima do exigido por lei em Educação e Saúde, além do saneamento das contas públicas, o que resultou na elevação da capacidade de pagamento (Capag) do município para o nível B, de acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
“As gestões anteriores não alcançaram o mesmo êxito, e a atual administração recebeu a prefeitura com uma situação fiscal desafiadora. Com nosso comprometimento, foi possível reverter o cenário, garantindo a eficiência administrativa e a aprovação das contas referentes a 2021 e 2022”, disse Augusto.
Foto: Prefeitura de Itabuna