O deputado Jacó Lula da Silva (PT) apresentou à Mesa Diretora da Casa projeto que concede a Comenda 2 de Julho ao deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). A comenda foi criada em 1999 e é concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia a pessoas que contribuam para o desenvolvimento político e administrativo do Estado da Bahia e do Brasil.
Jacó afirmou que Valmir Assunção merece a honraria em reconhecimento ao seu incansável trabalho pelos povos do campo, pela população negra e pobre. “Valmir foi um dos fundadores do MST na Bahia e esteve à frente da primeira ocupação do movimento no Estado. O primeiro negro nordestino a integrar a direção nacional do movimento sem-terra. Na Ufba, como conselheiro estudantil, ajudou a implantar a política de cotas raciais na universidade. E, já como deputado, Valmir foi autor do projeto de lei de criação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, que se tornou lei, conquista do movimento negro”, elencou o deputado petista.
Na sua manifestação para homenagem, Jacó indicou o mandato de Valmir Assunção como um aliado a toda agenda que signifique a igualdade social e contra qualquer retrocesso de direitos. “Durante todo o processo que resultou no impedimento ilegítimo do mandato da presidenta Dilma Rousseff, Valmir teve papel fundamental na resistência ao golpe. Lutou contra a reforma trabalhista e contra o projeto do governo golpista que congelou por 20 anos os gastos com educação e saúde no Brasil”, disse Jacó.