Visita ainda contou com a presença do ministro Rui Costa
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou, nesta segunda-feira, 2, as obras da fábrica da montadora de carros chinesa BYD, em Camaçari, ao lado da CEO da empresa nas Américas, Stella Li, e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT).
Durante a visita, Jerônimo frisou o desafio para qualificar mão de obra compatível com as demandas da linha de produção da BYD, que produz carros híbridos e elétricos.
“O desafio maior é o da mão de obra, porque por mais que seja um processo aberto, queremos que a população de Camaçari seja a maior agraciada. É preciso que a gente faça esse esforço, vamos trazer o Senai, as universidades. É uma missão”, afirmou Jerônimo, quje reforçou.
“Aqui existem funções que o mercado não está pronto para absorver. Tanto é que as máquinas da Ford que estavam aqui não serviram para o modelo produtivo de carros elétricos. A minha expectativa é trabalhar, arregaçar as mangas”, pontuou.
A previsão da BYD é de ofertar até 20 mil empregos no final de 2026, em um processo de contratação gradual. Responsável por iniciar as conversas quando ainda era governador, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), destacou a emoção com o avanço da instalação da fábrica e a geração de milhares de postos de trabalho.
“O coração bate mais forte. Para quem chegou na vida pública pensando em realizar o sonho das pessoas. O sonho de qualquer ser humano é criar os filhos com dignidade […] Ver anunciar aqui a oferta de empregos para baianos, nordestinos, e pessoas de outros estados que se servirão dessas vagas que serão abertas em 2025, me dá alegria saber que o projeto antecipado de operação já sinaliza 20 mil empregos para o final de 2026”, destacou o ministro baiano.
Também presenta no evento, o prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), reforçou a ideia de capacitar a população local para que parte das vagas fique com ela. O petista também afirmou que a chegada da BYD trará um “ecossistema de tecnologia” na cidade.
“A BYD é um ecossistema de tecnologia, e vai desenvolver diversas formas dessa tecnologia em Camaçari. O maior desafio é capacitar, qualificar a classe trabalhadora e a classe empresarial. Profissionalização total do trabalhador e do empreendedor”, afirmou o prefeito eleito.
Jerônimo ainda deve marcar uma reunião com os ministros do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e da Ciência e Teconologia, Luciana Santos (PCdoB), para garantir laboratórios e criar capacitação de mão de obra para estudantes do ensino médio e ensino superior.
“Rui já se comprometeu comigo, vou marcar com o ministro do Trabalho para tratar, e com a ministra de Ciência e Tecnologia, para a gente criar cursos, garantir laboratórios no ensino médio e no superior”, afirmou o governador baiano.
Jerônimo ao lado de Stella Li e do prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano –