sexta-feira, 18 outubro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Justiça determina que deputada do PSL retire publicações sobre denuncias de professores

Após sugestão para alunos filmarem professores dentro de sala de aula e denunciarem por “manifestações político-partidárias ou ideológicas”., a justiça determinou que a deputada estadual eleita pelo PSL, Ana Caroline Campagnolo, retire das redes sociais as publicações que estimulam esse ato. A decisão é liminar e veio do juiz da Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis, Giuliano Ziembowicz, que atendeu parcialmente ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina.

Para a Justiça, essa postura violou princípios constitucionais como o da liberdade de expressão da atividade intelectual, científica e de comunicação. Caso haja descumprimento, a multa é de R$ 1 mil por dia. Conforme a decisão, a atitude de Ana Caroline fere diretamente o direito dos alunos de usufruírem a liberdade de expressão da atividade intelectual que deve ser exercida em sala de aula, independentemente de censura ou licença. A assessoria da deputada eleita disse que ela está analisando os próximos passos com a equipe jurídica.

O juiz também solicitou que ela se abstenha de criar, manter, incentivar ou promover qualquer tipo particular de serviço de denúncia das atividades de servidores públicos. A decisão ainda cabe recurso.

Arquivos