“A festa dos Santos Reis é a manifestação da alegria em acolher Jesus recém-nascido”. Esta definição é do padre Edilson Bispo Conceição que coordena, na Igreja da Lapinha.
“A festa dos Santos Reis é a manifestação da alegria em acolher Jesus recém-nascido. É uma ampliação da festa de Natal, quando os reis magos Gaspar,Baltazar e Belchior vão,ate Belém, visitar Jesus e oferecer presentes: ouro, incenso e mirra. É o assento de Jesus recém-nascido, visitado pelos magos, reconhecido e conhecido pelo mundo”.
Esta definição é do padre Edilson Bispo Conceição que coordena, na Igreja da Lapinha, no bairro da Liberdade, em Salvador, uma das mais tradicionais celebrações religiosas da igreja católica na Bahia. “Os reis magos visitaram Jesus, guiados por uma inspiração divina. Eles eram sacerdotes da antiga Pérsia e que tinham os conhecimentos dos astros. Por essa orientação, eles chegaram até Belém para visitar Jesus”, esclarece.
LITURGIA
O padre faz questão de frisar quena igreja, a festa dos Santos Reis é realizada com a participação de toda população. “Há, ainda, uma estrutura que se monta ao redor da igreja para os que preferem comemorar de outra forma. Porém, aqui dentroapenas acontece a celebração litúrgica com missas e orações. Tudo o que se pode fazer para acentuar esta celebração e dar continuidade ao Natal do menino Jesus”.
A cristã, Flaviana Mendes Ferreira, 85 anos, que foi à Igreja procurar o padre para justificar sua ausência na celebração de sábado, diz que “a festa dos Santos Reis é muito religiosa e todos deveriam comparecer porque tem o Menino Deus e a presença dos Reis Magos”.
Em seguida faz sua queixa: “Pena daqueles que não querem ir à igreja. Eu mesmo estou doentinha, mas graças à Deus, eu vim. E digo a você: infelizmente, o pessoal está se afastando das igrejas. Eu sento nos primeiros bancos e quase sempre percebo o quanto eles estão vazios. Antigamente era muito difícil se conseguir um lugar na igreja, na hora da missa. Para achar um lugar, eu tinha que sair muito cedo de casa, pois a igreja estava sempre cheia de gente!”
PARTICIPAÇÃO
Já o padre Edilson Bispo Conceição revela quenão tem nenhuma queixa da participação dos seus fiéis. “É sempre muito boa a participação do público,sobretudo no dia 6 (nesta segunda), quando ocorre uma maior participação em nossa paróquia, principalmente nos dois últimos dias das festividades, que são os mais concorridos”.Religiosamente faz questão de lembrar que o centro da festa do Dia dos Reis, o grande referencial.é, de fato, o Presépio. “Oriento a todos que montem, em suas casas, os presépios e visitem os de seus vizinhos para adorar e contemplar Jesus recém-nascido”.
Este ano, o tema central escolhido para as festividades foi:“Cristãos, Vinde Todos” – inspirado na música cantada no último Natal. “Graças à Deus, a nossa proposta foi bem recebida e estamos fechando as comemorações nesta segunda-feira 6,com uma participação muito bonita do povo da Liberdade.“A gente queria incentivar a alegria por acolher Jesus que nasceu. E nesses dois últimos anos começamos as festividades no dia 2 de janeiro.Fizemos isto para que o dia 5 fosse destinado à celebração na praça. Pensamos tudo para dar mais tempo aos ternos de reis se apresentarem de forma mais organizada”.
PROGRAMAÇÃO
Neste domingo, a partir das 19 horas, estava prevista a apresentação dos ternos. “O da Anunciação, que é da nossa igreja da Lapinha, além de outros, como o da Liberdade, deveriam se apresentar ao público, assim como o grupo de Santana do Carmo e o terno da Rosa Menina, que confirmaram presença”,disse o padre Edilson Bispo Conceição.
Fechando as festividades, nesta segunda-feira 6, apenas o Terno da Anunciação, da Igreja da Lapinha, sairá às ruas pela segunda vez. O roteiro será o tradicional: saídada igreja em direção à Praça da Soledade em direção ao Barbalho. Na volta, o grupo segue na direção do colégio estadual Pirajá da Silva, n que fica perto do Largo do Sieiro, em direção ao largo do Tanque. “Fizemos tudo de caso pensado para dar uma nova oportunidade aos moradores do bairro em participar e admirar a beleza do terno da Anunciação que é muito bonito”, finalizou padre Edilson Bispo Conceição.