quarta-feira, 18 setembro, 2024

EXPEDIENTE | CONTATO

Lázaro Ramos dará oficina gratuita de atuação em Salvador

Atividade integra a 12ª edição do Festival de Arte Negra – A Cena Tá Preta

O Bando de Teatro Olodum realiza em setembro a 12ª edição do Festival de Arte Negra – A Cena Tá Preta. Um dos destaques da programação é uma oficina gratuita de interpretação ministrada por Lázaro Ramos.

A atividade acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, e inclui ainda espetáculos de teatro, dança e música, exibição de filmes, roda de conversa e leitura dramática. Além da oficina com Lázaro, também haverá um bate papo com o ator Lucas Leto, da telenovela Pantanal, e aulas com a roteirista da Rede Globo Dione Carlos e o dançarino Bruno Duarte, que atuou como assistente de coreografia na série “Cine Holliúdy” também da Rede Globo.

O Festival acontece no Quarteirão das Artes, localizado na Praça Castro Alves, Centro de Salvador, e que é formado pelo Espaço Cultural da Barroquinha, o Pátio Iyá Nassô, o Teatro Gregório de Mattos, o Espaço Boca de Brasa Centro e o Café-Teatro Nilda Spencer.

“O Festival, em doze edições, tem cumprindo uma função importante de reunir os artistas da performance negra da Bahia e do Brasil, para apresentação das suas produções e também fortalecimento desta cena preta que o Bando vem defendendo há 34 anos, com resistência e muita dedicação à arte”, destaca Cássia Valle, escritora, atriz, diretora e integrante do Bando de Teatro Olodum.

Entre as produções nacionais, participa também do Festival o elogiado monólogo Em Busca de Judith, que recebeu duas indicações ao 34º Prêmio Shell: Melhor Atriz, para Jéssica Barbosa e Melhor Direção Musical e Composições Originais, para Pedro Sá Moraes.

Abertura do Festival

A abertura do Festival de Arte Negra A Cena Tá Preta será no dia 05 de setembro, com a revista musical Cabaré da Rrrrraça, um dos maiores sucessos do Bando de Teatro Olodum nesses 34 anos de trajetória da companhia. O espetáculo, criado em 1997 pelo Bando e pelo diretor Márcio Meirelles, antecipou os debates sobre a questão racial no Brasil, com humor, música e uma linguagem cênica própria do Bando.

A montagem atual conta com direção de Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento, trio vencedor do Prêmio Braskem de Direção 2023, pelo espetáculo Resistência Cabocla.

Os artistas do Bando também integram o Festival com suas produções como a atriz, diretora e escritora Cássia Valle que trará o infantil Casa Encantada; o ator e diretor Leno Sacramento que apresentará o monólogo Escarro Início; e o ator e afrochef Jorge Washington, que realizará uma edição especial do Culinária Musical dentro do Festival, com os cantores Dão Black e Riane Mascarenhas, do Recôncavo da Bahia.

A linguagem da dança estará presente no Festival com a apresentação do Balé Folclórico da Bahia, e com a performance Corpo em Movimento, com coreografia inédita da Companhia Jorge Silva e o solo Formigueiro, do dançarino Bruno Duarte. As apresentações de dança do Festival estão sob a batuta do professor de dança e coreógrafo José Carlos Arandiba – Zebrinha, um dos diretores artísticos do Bando de Teatro Olodum e também do Balé Folclórico da Bahia.

A programação é gratuita, com exceção dos espetáculos que terão preços populares. Os ingressos serão disponibilizados por meio da plataforma Sympla.

Dias 05, 06, 07 e 08 de setembro

Quarteirão das Artes, na Praça Castro Alves, Centro de Salvador

Programação gratuita, com exceção dos espetáculos que terão preços populares.

Lázaro Ramos em coletiva de Ó Pai Ó 2 – 

Arquivos