No Fórum Social Mundial (FSM), que acontece em Salvador na próxima semana (13 a 17), o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), do Rio de Janeiro, se junta à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), às universidades do Estado da Bahia (Uneb) e Federal da Bahia (Ufba) e à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) em ações que terão como tema o genocídio da população negra e o legado de Abdias Nascimento.
A Funceb abrigará atividades abertas ao público, nas Salas King (Funceb) e Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública do Estado). A realização tem o apoio de diversos parceiros, entre os quais o Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (Fopir), Coletivo Boca Quente, Sarau da Onça, Coletivo Luíza Bairros, Fórum Negro de Artes Cênicas, Programa de Direito e Relações Raciais, ambos da Ufba, Odara Instituto da Mulher Negra, Biblioteca Abdias Nascimento do Subúrbio Ferroviário, Soweto Organização Negra, Acosta Produções Artísticas e Vida Brasil.
Dentro do eixo temático ‘Vidas Negras Importam’, o conjunto de atividades mistura arte, poesia e ativismo social e terá como temas centrais o genocídio da população negra e o legado de Abdias Nascimento. A programação conjunta estreia no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da Ufba), às 8h30 do próximo dia 14, aniversário de nascximento de Abdias Nascimento, com performance poético-musical de Nelson Maca, seguida de debate em torno da nova edição do livro ‘O Genocídio do Negro Brasileiro’, publicado há 40 anos por Abdias. Participam do debate os professores Kabengele Munanga (UFRB), Marluce Macedo (Uneb), Samuel Vida (Ufba) e o escritor Sandro Sussuarana (Sarau da Onça).
No dia seguinte (15), a Sala Mestre King, localizada na sede da Funceb, no Pelourinho, será palco do Slam Abdias, com premiação do Troféu Ipeafro Sankofa. Entre as atrações estão DJ Bieta, Coletivo Boca Quente, Sarau da Onça, poeta Giovane Sobrevivente, Maestrina Elem e Banda Meninos da Rocinha do Pelô. No último dia de atividades (16), a exibição do filme ‘Abdias Nascimento Memória Negra’, do cineasta baiano Antonio Olavo, será na Sala Walter da Silveira (Barris). A programação contempla ainda recitação poética com Milsoul Santos e artistas locais, além de conversa com o diretor do filme, o professor Kabengele Munanga e a viúva de Abdias Nascimento e autora da biografia, Elisa Larkin Nascimento.
Todas as atividades incluem sessão de autógrafos da nova edição do livro “O Genocídio do Negro Brasileiro” (Ipeafro Editora Perspectiva/Itaú Cultural, 2017) e da biografia ilustrada ‘Grandes Vultos que Honraram o Senado: Abdias Nascimento’, publicada pelo Senado Federal, além de ações em apoio ao Quilombo Rio dos Macacos. O Ipeafro se dedica à continuidade da ação pioneira de seu fundador, o professor Abdias Nascimento, contribuindo para a defesa dos direitos dos afrodescendentes a preservação, divulgação da memória, cultura, história e ativismo negros (http://ipeafro.org.br/).